Sumários

Os conceitos de Renascimento e Humanismo

12 Abril 2016, 16:00 Manuel José de Sousa Barbosa

Que entender por Renascimento e Humanismo. O período do Renascimento. O regresso à Antiguidade e aos seus modelos, em ordem a inspirar uma nova concepção da vida e do homem. O teocentrismo da Idade Média versus o antropocentrismo do Renascimento. Os Estudos Clássicos como um fim em si mesmo.
O Humanismo. O significado do termo. (sistema de estudo e ensino centrado no conhecimento das línguas e das culturas greco-latinas.
Referência aos principais focos de Humanismo: Itália (Veneza, Bolonha, Florença, Nápoles) e Países Baixos.
Em Portugal: O início do Humanismo em finais do séc. XV. O pré.humanismo com a dinastia de Avis (D. Duarte, D. Pedro, Vasco Fernandes de Lucena).


Poesia satírica e goliárdica

7 Abril 2016, 16:00 Manuel José de Sousa Barbosa

O termo "goliardo" e a sua discutível etimologia. A sátira medieval e a sua génese em contexto monástico. Bernardo de Cluny e o seu "De contempto mundi". O tipo de verso goliárdico. A moldura apocalíptica de muitas obras satíricas (Apocalipse de Golias). Os objetivos satíricos da poesia goliárdica: a corrupção da corte papal, do clero, as mulheres (foi mencionado o misoginismo de muita desta poesia satírica). As épicas de animais e o seu intuito satírico. Poetas proeminentes: Gualter de Chatillon, Hugo Primas e o Arquipoeta.


A lírica medieval

5 Abril 2016, 16:00 Manuel José de Sousa Barbosa

A poesia de amor em latim na idade média: um acervo compósito de difícil classificação. Influências principais que nela terão convergido; contextos sociais da sua génese e respetivos agentes; o público destinatário; principais géneros; as principais recolhas (Carmina Burana, Carmina Cantabrigensia, etc.); alguns poetas.


A "Thaís" de Rosvita. A comédia elegíaca

31 Março 2016, 16:00 Manuel José de Sousa Barbosa

Exposição oral da aluna Joana Machado sobre a peça "Thaís" de Rosvita.
A comédia elegíaca. Em que consiste. O contexto da sua génese. Principais realizações. Leitura de excertos da "De uxore cerdonis".


O teatro de Rosvita

29 Março 2016, 16:00 Manuel José de Sousa Barbosa

Quem foi Rosvita. A sua cultura literária, conforme o testemunha o seu teatro. A influência de Terêncio. Notícia dos seus dramas: títulos, o tipo de enredo, as fontes em que se inspirou (Passiones e Vitae Patrum). A fortuna de Rosvita: o sucesso do seu teatro. Leitura de excertos de um dos seus dramas, o Dulcitius.