Sumários

O renascimento da tragédia no Renascimento.

28 Abril 2016, 16:00 Manuel José de Sousa Barbosa

A tragédia pré-humanista. As suas características (poética incipiente, com uma noção pouco clara do género trágico; dependência forte de Séneca, enquanto modelo; desconhecimento da poética de Aristóteles. A sua noção de tragédia dependia dos gramáticos latinos tardios, como Donato e Diomedes).  O caso da tragédia Ecerinis de Albertino Mussato: uma tragédia de assunto contemporâneo (as guerras, na I. M., entre os gibelinos (apoiantes do Imperador germânico em luta contra o Papa) e os guelfos (apoiantes do Papa e da liberdade das cidades italianas), em que o tirano Ezzelino, partidário do imperador, é a principal personagem. Leitura de excertos da tragédia, em tradução.
Apresentação, pelo aluno Luís, da tragédia neolatina Prínceps Ioannes, de Diogo de Teive.


Entrega e correcção do teste intermédio. Leitura e comentário de trechos em tradução das seguintes epopeias renascentistas

26 Abril 2016, 16:00 Manuel José de Sousa Barbosa

Entrega e correcção do teste intermédio. Leitura e comentário de trechos em tradução das seguintes epopeias renascentistas: De partu virginis, de Sannazaro; Paciecidos, de Bartolomeu Pereira. Breve apreciação do início da versão latina dos Lusíadas por Tomás Faria (séc. XVII). 


A épica neolatina

21 Abril 2016, 16:00 Manuel José de Sousa Barbosa

Tipologia de realizações da épica neolatina: trata-se de poemas épicos originais centrados quer em heróius antigos, medievais ou contemporâneos, quer em temas bíblicos, cristãos e mitológicos. Há também epopeias neolatinas centradas em animais (a épica de animais, já existente na Idade Média) e outras com objectivos burlescos em que a Batrachomiomaquia funcionará como o arquétipo  modelar. As traduções e as continuações. As epopeias dse assunto nacional, como a Arcitinge ou a Chauleida de Diogo Paiva de Andrade. Finalmente, as épicas de mártires.


PTeste intermédio

19 Abril 2016, 16:00 Manuel José de Sousa Barbosa

Prova de avaliação escrita: teste intermédio


A figura de Erasmo. André de Resende e Erasmo. O "Elogio de Erasmo".

14 Abril 2016, 16:00 Manuel José de Sousa Barbosa

Exposição pela aluna Ravina (nº 53102) sobre a figura de Erasmo e sobre no poema panegírico composto por André de Resende.