Sumários
A representação do mundo: literatura e cartografia.
19 Março 2025, 11:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
A Ásia no Atlas de Fernão Vaz Dourado e na Peregrinação de Mendes Pinto
O mundo dos homens e dos animais como palco de luta: fortes vs fracos. A sombra da loucura.
Encontros: da maravilha "incrível" ao espanto recíproco.
Violência e guerra.
O relato e o juízo de formas de "crueza". A voz do narrador: sinais contrastantes, desafios de leitura.
Episódios antológicos da Peregrinação.
17 Março 2025, 11:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Episódios antológicos da Peregrinação: o rapto da noiva chinesa e o encontro com o menino chinês na Ilha dos Ladrões.
Análise e comentário do texto. Indícios de ficcionalidade. Figuras e rumos da narrativa. A prática da crítica indirecta.
Peregrinação: formas de variedade e linhas de força na construção da narrativa.
12 Março 2025, 11:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
A representação do largo mundo na Peregrinação: o valor da surpresa e da instabilidade.
Identidade e alteridade. Fernão Mendes Pinto e a prática da "crítica indirecta".
Relações intra e intertextuais na Peregrinação de Fernão Mendes Pinto.
10 Março 2025, 11:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Balanço do trabalho realizado.
Leitura comentada dos capítulos XXVIII-XXX da Peregrinação. Relações intratextuais e relações intertextuais.
Comparação do episódio da rainha de Arú com um exemplum de larga difusão nas letras europeias ("a justiça de Trajano"): identificação de afinidades e de contrastes; reconhecimento de discretas possibilidades de significação.
Narrar, efabular: o edifício da Peregrinação.
26 Fevereiro 2025, 11:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
O jogo da Fortuna e a ordem da Providência: a projecção de uma visão do mundo.
A construção da narrativa: efeitos de similitude e de contraste; o discurso de personagens asiáticas e os avisos sobre o império.
Categorias antitéticas: o rei e o tirano na teorização política e na Peregrinação; formas de representação, modos de significar.
Dar a ver, dar que pensar: do excesso caricatural à descrição espectacular. Comentário do capítulo XIX.