Sumários

A "comedia" El burlador de Sevilla y convidado de piedra

14 Março 2018, 10:00 Ângela Fernandes

Breve comentário sobre a sessão do colóquio a que os estudantes assistiram na última aula: a variedade linguística e cultural do espaço ibérico.

Continuação do estudo de El Burlador de Sevilla, de Tirso de Molina, do ponto de vista da estrutura dramática e dos motivos dominantes: a repetição das burlas e as advertências do “gracioso”; o contraste entre a arrogância de Don Juan e a nobreza de carácter do Comendador Don Gonzalo de Ulloa; a progressão dos indícios sobre o castigo que espera Don Juan; o assassinato do Comendador e a passagem da história para o plano sobrenatural - o duplo convite. Leitura e comentário de passos relevantes da “comedia”.


Colóquio “Os estudos ibéricos a partir da periferia”

9 Março 2018, 10:00 Ângela Fernandes

Participação dos estudantes numa sessão do colóquio Os estudos ibéricos a partir da periferia. Desafios epistemológicos e novos olhares nos estudos galegos, bascos e catalães, que decorreu na FLUL nos dias 8 e 9 de Março.

 


Tirso de Molina, El burlador de Sevilla y convidado de piedra

7 Março 2018, 10:00 Ângela Fernandes

A Espanha do século XVII: breve consideração do panorama político e social, e do esplendor artístico do “Siglo de Oro” a partir do visionamento e comentário de pinturas de Diego Velázquez.

Início da leitura e análise de passos de El Burlador de Sevilla, de Tirso de Molina: a estruturação da “comedia” em torno das “burlas” de Don Juan Tenorio; a caracterização do burlador com ênfase na sua soberba e impiedade; a variedade das figuras femininas. 


Don Juan e o teatro do “Siglo de Oro”

2 Março 2018, 10:00 Ângela Fernandes

O mito de Don Juan perspectivado a partir de lugares comuns da cultura contemporânea: leitura e comentário de um artigo da imprensa portuguesa, “Don Juan de ‘mi corazón’”. As metamorfoses do mito no seu percurso histórico-literário: a importância das versões teatrais de Tirso de Molina e de José Zorrilla; as diversas irradiações do mito nas tradições artísticas europeias.

O universo em que surge a “comedia” El Burlador de Sevilla, y convidado de piedra, de Tirso de Molina. O contexto político e cultural da Península Ibérica nos séculos XVI e XVII. As principais características do espectáculo teatral do “Siglo de Oro”: os “corrales de comedias”, a profissionalização das companhias, a complexidade dos espectáculos, a heterogeneidade do público; a distinção entre teatro religioso e profano, e a noção de “comedia”. Os preceitos explanados por Lope de Vega em “Arte nuevo de hacer comedias en este tiempo” (1609) e a dimensão poética da dramaturgia barroca.


Crucero Transatlántico Universitario de 1934

28 Fevereiro 2018, 10:00 Ângela Fernandes

A aula não se realizou devido à participação da docente na reunião do Conselho de Escola da FLUL.

Em substituição da aula, os alunos foram convidados a participar na sessão de inauguração da exposição Crucero Transatlántico Universitario de 1934 (org. Universitat de Barcelona e Fondo Díaz-Plaja), na Biblioteca da FLUL, pelas 14.30.