Sumários

Primeiro teste escrito

6 Abril 2018, 10:00 Ângela Fernandes

Realização do primeiro teste escrito.


Don Juan Tenorio: a salvação pelo amor

4 Abril 2018, 10:00 Ângela Fernandes

Síntese das questões relativas à transformação artística das representações de Don Juan na cultura espanhola e europeia até à época romântica.

Conclusão da leitura e análise do drama Don Juan Tenorio, de Zorrilla: a intervenção implacável e impiedosa de Don Gonzalo e a violência desesperançada de Don Juan; a segunda parte do drama e a intervenção do mundo sobrenatural no desenlace dramático; o arrependimento e salvação de Don Juan.

Esclarecimento de dúvidas relativas ao primeiro teste. Entrega dos relatórios escritos corrigidos.

 


Don Juan Tenorio, de José Zorilla

23 Março 2018, 10:00 Ângela Fernandes

Comentário pormenorizado de Don Juan Tenorio, de José Zorilla: a estrutura bipartida do “drama religioso-fantástico” e a confluência de registos; a dimensão simbólica de diversos elementos dramáticos, nomeadamente a máscara, a reclusão e a escrita; o auto-retrato inicial do burlador, o retrato da pureza de Doña Inés e a transformação íntima do libertino; a evolução do protagonista, da libertinagem ao envolvimento amoroso. Leitura e análise de passos relevantes.

Entrega, pelos estudantes, dos seus relatórios escritos.


Don Juan no século XIX: Hoffmann, Grabbe e Zorrilla

21 Março 2018, 10:00 Ângela Fernandes

Ainda a ópera Don Giovanni, de Mozart e Da Ponte, e os significados da expressividade da composição musical por relação com a celebração da exuberância vital de Don Juan. As interpretações românticas do mito, e a importância da novela “Don Juan” de E.T.A. Hoffmann (1813): a explicação do significado “profundo” da ópera Don Giovanni à luz da valorização da singularidade sobre-humana do protagonista.

O tratamento do mito de Don Juan nas artes e no pensamento europeu do século XIX: a crescente complexidade do protagonista, e a diversificação das formas artísticas em que surge a figura do burlador. O confronto de mitos modernos: a exposição de semelhanças e diferenças de Don Juan face a Fausto, e a figuração de Don Juan como símbolo de valores “humanos” essenciais no drama Don Juan und Faust, de C.D. Grabbe (1829) - leitura e comentário de alguns fragmentos.

Introdução ao estudo da versão romântica espanhola do mito: o “drama religioso-fantástico” Don Juan Tenorio, de José Zorilla (1844). Breve referência ao contexto político e cultural da Espanha da primeira metade do século XIX.


Don Juan nos séculos XVII e XVIII: Molière e Mozart-Da Ponte

16 Março 2018, 10:00 Ângela Fernandes

Conclusão do estudo de El burlador de Sevilla: o desenlace da história e a concretização da justiça divina. Apreciação da vertente teológica e moralizadora da “comedia” de Tirso; a relevância significativa da repetida expressão “¡Tan largo me lo fiáis!” e da advertência “no hay plazo que no llegue, ni deuda que no se pague”.

Leitura e comentário dos capítulos iniciais do estudo de J.W. Smeed, Don Juan: Variations on a theme: a evolução do tratamento da história de Don Juan no teatro europeu do século XVII e a importância de Dom Juan ou le Festin de Pierre, de Molière (1665); a complexificação da figura do sedutor blasfemo, e a exploração de ambiguidades e ambivalências; a ópera Don Giovanni, de Mozart e Da Ponte (1787), como momento culminante no tratamento artístico do mito. Visionamento e comentário do início da ópera Don Giovanni, nume encenação com direcção musical de Claudio Abbado.