Sumários

Don Juan en el cine

16 Maio 2018, 10:00 Ângela Fernandes

Conferência “El mito de Don Juan en el cine”, apresentada pela Prof.ª Doutora Carmen Azúar, do Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos da Universidade de Varsóvia, em Mobilidade Erasmus + na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.


Don Quijote de la Mancha: a terceira saída

11 Maio 2018, 10:00 Ângela Fernandes

Continuação da leitura e comentário de fragmentos do romance Don Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes, a partir de apresentações orais dos estudantes:

- o episódio da libertação dos galeotes (I, 22) e a diversidade do universo social e literário com que se cruza D. Quixote: o caso de Ginés de Pasamonte e os ecos da heroicidade picaresca; a aventura na Sierra Morena e o universo pastoril na introdução da história da penitência de Cardenio (I, 23);

- a Segunda Parte do romance e as transformações dos protagonistas: a importância do conhecimento da primeira parte da obra pelas personagens da Segunda Parte, em especial Sansón Carrasco, e a determinação da terceira saída de D. Quixote e Sancho (II, 2-4);

- a aprendizagem de Sancho sobre a lógica de pensamento de D. Quixote e o “encantamento” de Dulcineia del Toboso (II, 10).


Não houve aula.

9 Maio 2018, 10:00 Ângela Fernandes

Não houve aula devido à deslocação da docente à Universidade de Salzburgo (Áustria) ao abrigo da mobilidade Erasmus+.


Don Quijote de la Mancha: autores e leitores

4 Maio 2018, 10:00 Ângela Fernandes

Continuação da leitura e comentário de fragmentos da Primeira Parte do romance Don Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes: o problema das instâncias narrativas e o jogo com a questão autoral; Cide Hamete Benengeli, manuscritos e traduções (I, 9); as reflexões sobre verdade, verosimilhança e adequação; a desconstrução da autoridade dos enunciadores e o apelo à responsabilidade do leitor.

O prosseguimento das aventuras de D. Quixote com base num sistema de valores contrário às regras sociais dominantes: o roubo da bacia-elmo de Mambrino (I, 21); a aprendizagem de Sancho sobre a lógica de pensamento de D. Quixote e a defesa do “baciyelmo” (I, 44).

 


Don Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes: aventuras e heroicidade

2 Maio 2018, 10:00 Ângela Fernandes

Leitura e comentário de fragmentos da Primeira Parte do romance Don Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes: a destruição da biblioteca de Alonso Quijana e as considerações sobre os efeitos suscitados pela leitura poética (I, 6); o aparecimento de Sancho Panza (I, 7) e a identificação de oposições e complementaridades na definição da heroicidade dos protagonistas; a luta com moinhos de vento (I, 8) e o modelo sequencial das aventuras inventadas por D. Quixote, da alucinação inicial à explicação do seu insucesso por referência ao encantamento por génios malignos.