Sumários

De Don Juan a Don Quijote

27 Abril 2018, 10:00 Ângela Fernandes

Introdução ao estudo do romance Don Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes: as circunstâncias de publicação dos dois volumes da obra (1605, 1615) e o aparecimento da segunda parte apócrifa. O contexto literário em que surge o romance de Cervantes; breve referência às tendências da ficção narrativa no início do século XVII: a novela “de cavalarias”, a novela pastoril e a picaresca.

Início da leitura e comentário do romance: a apresentação do cenário e do protagonista, e a explicação do enlouquecimento pela leitura (I, 1).

Entrega dos relatórios corrigidos.


Las Galas del Difunto, de Valle-Inclán

20 Abril 2018, 10:00 Ângela Fernandes

Leitura e análise de cenas de Las Galas del Difunto, de Ramón del Valle-Inclán: identificação dos principais momentos da intriga; a mistura e a confusão de elementos característicos das versões tradicionais da história de Don Juan; a proposta esperpêntica de abertura a novas potencialidades significativas do mito.

Entrega do primeiro teste corrigido. Comentário sobre os desempenhos dos estudantes.

Entrega, pelos estudantes, dos seus relatórios escritos.

Indicações sobre o estudo de Don Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes:

- fragmentos do romance de leitura obrigatória: Parte 1 – capítulos 1 a 10, 21 a 33, 44 a 46; Parte 2 – capítulos 1 a 10, 22 a 30, 57 a 74.

- capítulos do estudo crítico Don Quijote, del libro al mito, de Jean Canavaggio, estão disponíveis na plataforma de elearning.

 


Valle-Inclán e o esperpento

18 Abril 2018, 10:00 Ângela Fernandes

Comentário da conferência sobre o mito da Celestina, apresentada na última aula: os principais traços da figura celestinesca e a ideia de conhecimento mágico.

O teatro de Ramón del Valle-Inclán e a noção de esperpento: o olhar paródico sobre a realidade social contemporânea e sobre a tradição literária; a definição da “deformação grotesca” em Luces de Bohemia – leitura e comentário da cena XII.

O esperpento Las Galas del Difunto, de Ramón del Valle-Inclán: os ecos cruzados da história de Don Juan Tenorio e das consequências da Guerra de Cuba; a desconstrução paródica dos principais elementos constitutivos da narrativa e da figura de D. Juan; a degradação do ambiente social e moral; o triunfo da teatralidade através da citação subversiva da tradição artística e cultural. 


«La vieja Celestina: entre el mito literario y la realidad»

13 Abril 2018, 10:00 Ângela Fernandes

Conferência sobre «La vieja Celestina: entre el mito literario y la realidad», proferida pela investigadora Susana Gala Pellicer (Instituto de Lengua, Literatura y Antropología - Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Madrid).


A “Generación del 98” e os mitos nacionais

11 Abril 2018, 10:00 Ângela Fernandes

Correcção oral do primeiro teste.

Recapitulação das principais linhas de evolução do mito de Don Juan até ao XX: a diluição da exemplaridade religiosa; o cruzamento da libertinagem com o amor romântico; a emergência do “herói” com uma vida interior densa e complexa; a introdução de versões caricaturais e paródicas do mito.

As transformações políticas, sociais e culturais na Espanha do final do século XIX e início do século XX: a crise de 1898, as indagações sobre a identidade nacional e a proclamação da necessidade de uma regeneração colectiva. Os intelectuais da “Generación del 98”, o Modernismo hispânico e as propostas das vanguardas estéticas. Visionamento e comentário de algumas imagens relevantes.