Sumários

Don Quijote: mundos ficcionais, narração, autoria

7 Abril 2021, 14:00 Ângela Fernandes

Leitura e comentário de fragmentos do romance Don Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes: os capítulos iniciais e construção do universo alternativo (de base literária) em que vive Don Quijote; o problema das instâncias narrativas e o jogo com a questão autoral; Cide Hamete Benengeli, manuscritos e traduções (I, 9); as reflexões sobre verdade, verosimilhança e adequação; a desconstrução da autoridade dos enunciadores e o apelo à responsabilidade do leitor.


Don Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes

5 Abril 2021, 12:30 Ângela Fernandes

Considerações sobre a progressiva construção de Dom Quixote como figura mítica a partir das interpretações e recriações de personagens, episódios e motivos do romance de Miguel de Cervantes: breve referência ao estudo Don Quijote, del libro al mito, de Jean Canavaggio (disponível no moodle da UC).

Visionamento e comentário de iconografia relevante entre os séculos XVII e XX: os principais traços caracterizadores de Dom Quixote e a sua relação com as demais personagens do romance cervantino.

Início da leitura e análise de Don Quijote de la Mancha: a apresentação do cenário e do protagonista, e a explicação do enlouquecimento pela leitura; a presença da voz narrativa e o implícito questionamento das noções de narração, autoria e ficcção  (I, 1).


Férias de Páscoa

31 Março 2021, 14:00 Ângela Fernandes

Férias de Páscoa


Férias de Páscoa

29 Março 2021, 12:30 Ângela Fernandes

Férias de Páscoa


De D. Juan a D. Quijote

24 Março 2021, 14:00 Ângela Fernandes

Correcção oral do primeiro teste.

Breve conversa sobre os temas dos trabalhos individuais que serão objecto de apresentação oral nas próximas aulas.

Introdução ao estudo do romance Don Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes: as circunstâncias de publicação dos dois volumes da obra (em 1605 e 1615) e o aparecimento da segunda parte apócrifa. O contexto literário em que surge o romance de Cervantes; breve referência às tendências da ficção narrativa dominantes durante o século XVI: o romance “de cavalarias”, o romance pastoril e o romance picaresco.