Sumários

Primeiro teste escrito

22 Março 2021, 12:30 Ângela Fernandes

Primeiro teste escrito.


La sombra del Tenorio, de José Luís Alonso de Santos

17 Março 2021, 14:00 Ângela Fernandes

A multiplicidade das reescritas do mito de Don Juan na cultura espanhola durante o século XX, da subversão paródica no “esperpento” Las Galas del Difunto, de Ramón del Valle-Inclán (1926), à evocação meta-teatral no monólogo La Sombra del Tenorio, de José Luis Alonso de Santos (1995).

Leitura e comentário de alguns passos de La sombra del Tenorio: a alusão ao panorama social e artístico da Espanha de meados do século XX; a exploração das relações entre teatro e vida, e a consideração da narrativa mítica de Don Juan como símbolo da teatralidade inerente à condição humana.

Considerações sobre os trabalhos escritos corrigidos. Esclarecimento de dúvidas sobre a realização do primeiro teste escrito.


Don Juan Tenorio : a salvação do burlador

15 Março 2021, 12:30 Ângela Fernandes

Ainda as apresentações orais preparadas por estudantes sobre Don Juan Tenorio: as noções de culpa e de arrependimento na evolução do protagonista, e a supremacia da justiça divina. Conclusão da leitura e análise do drama de Zorrilla: a segunda parte do drama e a intervenção do mundo sobrenatural no desenlace dramático; a salvação de Don Juan e o triunfo do amor e da misericórdia divina.

Síntese das questões relativas à transformação artística das representações do mito de Don Juan na cultura espanhola e europeia até à época romântica.

Considerações gerais sobre os trabalhos escritos já submetidos pelos estudantes.

Confirmação da realização do primeiro teste presencial na aula do próximo dia 22 de Março (12.30, anfiteatro 4 da FLUL).

 


Don Juan Tenorio nos palcos portugueses

10 Março 2021, 14:00 Ângela Fernandes

Conferência do investigador José Pedro Sousa (Centro de Estudos de Teatro da FLUL): Don Juan Tenorio nos palcos portugueses


Apresentações orais sobre Don Juan Tenorio

8 Março 2021, 12:30 Ângela Fernandes

Continuação do comentário do drama de Zorrilla a partir das apresentações orais preparadas por estudantes sobre: as diversas figuras femininas, e os valores de bondade ou perfídia a elas associados; as relações entre as figuras de poder no desenrolar da intriga; a importância do sentimento amoroso na condução das acções das personagens, e a consideração do amor como valor fundamental nas vidas humanas, de acordo com o pensamento romântico; a segunda parte do drama e a intervenção de figuras do mundo sobrenatural no desenlace da história.