Sumários

La ruta de Don Quijote, de Azorín: apresentações orais

26 Abril 2021, 12:30 Ângela Fernandes

La Ruta de Don Quijote, de Azorín: a narrativa de viagens e a descrição dos “pueblos” e das paisagens de La Mancha; as referências literárias, o confronto entre o passado e o presente, e as imagens de estagnação e decadência; a reflexão sobre a Espanha no quadro da “Generación del 98”, a questão da “loucura” quixotesca e a sugestão de um idealismo que ultrapasse o fracasso e se concentre na acção futura. Leitura e comentário da obra de Azorín a partir de presentações orais preparadas por estudantes.

Ainda a Segunda Parte do romance de Cervantes e o complexo jogo entre realidade e ficção: o episódio do “encantamento” de Dulcineia del Toboso (II, 10).


Un Quijote vasco

21 Abril 2021, 14:00 Ângela Fernandes

Conferência do investigador Santiago Pérez Isasi (Centro de Estudos Comparatistas da FLUL): Las novelas policiacas de Ramiro Pinilla: un Quijote vasco.


Don Quijote de la Mancha, Parte II: apresentações orais

19 Abril 2021, 12:30 Ângela Fernandes

Continuação do estudo de Don Quijote de la Mancha: a Segunda Parte do romance e “terceira saída” de D. Quixote e Sancho. Identificação das transformações dos protagonistas, em especial a aprendizagem de Sancho sobre a lógica de pensamento de D. Quixote; a importância do conhecimento da primeira parte da obra pelas personagens da Segunda Parte, e o jogo consciente com a ficção.

Apresentações orais preparadas por estudantes sobre: a personagem Sansón Carrasco (II, 3 ss), o encontro de D. Quixote com Roque Guinart (II, 60) e o desenlace da história com o “desengano” de Alonso Quijano (II, 74).


De Don Quijote, de Cervantes, a La ruta de Don Quijote, de Azorín

14 Abril 2021, 14:00 Ângela Fernandes

Continuação da leitura e comentário do romance Don Quijote de la Mancha (Parte I). O prosseguimento das aventuras de D. Quixote com base num sistema de valores contrário às regras sociais dominantes: o roubo da bacia-elmo de Mambrino (I, 21); a aprendizagem de Sancho sobre a lógica de pensamento de D. Quixote e a defesa do “baciyelmo” (I, 44). O episódio da libertação dos galeotes (I, 22) e a diversidade do universo social e literário com que se cruza D. Quixote: o caso de Ginés de Pasamonte e os ecos da heroicidade picaresca. O final das aventuras e o anúncio da “terceira saída” de D. Quixote.

A evolução das interpretações de Don Quijote de la Mancha até ao século XIX, da apreciação da comicidade à valorização de um simbolismo filosófico. Os autores da Generación del 98 e celebração, em 1905, do terceiro centenário da publicação do romance de Cervantes. A revisitação dos caminhos de La Mancha associados a Don Quixote nas crónicas de viagens reunidas em La Ruta de Don Quijote, de Azorín.


Don Quijote de la Mancha, Parte I: apresentações orais

12 Abril 2021, 12:30 Ângela Fernandes

Continuação do estudo de Don Quijote de la Mancha (Parte I) através de apresentações orais preparadas por estudantes sobre: o episódio dos Moinhos de Vento (I, 8) e o modelo sequencial das aventuras “inventada”s por D. Quixote; o par Don Quijote - Sancho Panza e as oposições e complementaridades dos protagonistas; a figura de Dulcinea del Toboso e a sua função na construção do universo cavaleiresco de D. Quixote.