Sumários

Férias de Carnaval

15 Fevereiro 2021, 12:30 Ângela Fernandes

Férias de Carnaval


Tirso de Molina, El burlador de Sevilla: D. Juan, as figuras femininas e o Convidado de Pedra

10 Fevereiro 2021, 14:00 Ângela Fernandes

Continuação da leitura e análise de El Burlador de Sevilla, de Tirso de Molina. Início das apresentações orais preparadas por estudantes: a importância da noção de “honra” (imagem pública e virtude privada) na caracterização das personagens e na evolução da sequência dramática. A arrogante valentia de Don Juan, e a progressão dos indícios sobre o castigo que o espera; o assassinato do Comendador e a passagem da história para o plano sobrenatural - o duplo convite. Leitura e comentário de passos relevantes da “comedia”.


Tirso de Molina, El burlador de Sevilla y convidado de piedra

8 Fevereiro 2021, 12:30 Ângela Fernandes

Ainda a integração da “comedia” de Tirso de Molina no seu contexto histórico-cultural e o processo de consolidação literária e dramatúrgica da história de Don Juan.

Início da leitura e análise de El Burlador de Sevilla: a estruturação da “comedia” em torno das aventuras de Don Juan Tenorio; a repetição das burlas e as advertências do “gracioso”; a caracterização do burlador com ênfase na sua soberba e impiedade; a relevância significativa da repetida expressão “¡Tan largo me lo fiáis!”; a variedade das figuras femininas e dos ambientes sociais evocados. 


Don Juan e o teatro do “Siglo de Oro”

3 Fevereiro 2021, 14:00 Ângela Fernandes

Ainda os romances tradicionais e os motivos centrais do mito de Don Juan na tradição oral: a exemplaridade moral e teológica.

O universo em que surge a “comedia” El Burlador de Sevilla, y convidado de piedra, de Tirso de Molina. O contexto político e cultural da Península Ibérica nos séculos XVI e XVII. As principais características do espectáculo teatral do “Siglo de Oro”: os “corrales de comedias”, a profissionalização das companhias, a complexidade dos espectáculos, a heterogeneidade do público; a distinção entre teatro religioso e profano, e a noção de “comedia”. Os preceitos explanados por Lope de Vega em “Arte nuevo de hacer comedias en este tiempo” (1609) e a dimensão poética da dramaturgia barroca.


aula transferida para o dia 17 de Fevereiro

1 Fevereiro 2021, 12:30 Ângela Fernandes

Devido à impossibilidade técnica de realização da aula no dia 1, ficou acordado com os estudantes que a sessão se realizará no dia 17 de Fevereiro, pelas 14 horas.