Sumários

Don Juan Tenorio, de José Zorrilla

3 Março 2021, 14:00 Ângela Fernandes

Início do estudo do drama Don Juan Tenorio, de José Zorrilla: a estrutura bipartida do “drama religioso-fantástico” e a confluência de registos; o auto-retrato inicial de D. Juan, o retrato da pureza de Doña Inés e a transformação íntima de ambos; a evolução do protagonista, da libertinagem ao envolvimento amoroso; a intervenção implacável e impiedosa de D. Gonzalo e a violência desesperançada de D. Juan. Leitura e análise de passos relevantes do drama.

 


D. Juan - de Tirso a Zorrilla

1 Março 2021, 12:30 Ângela Fernandes

Conclusão das apresentações orais preparadas sobre El burlador de Sevilla: a figuração do binómio vida-morte na caracterização de D. Juan e do seu contexto social e religioso.

Comentário e recapitulação das questões tratadas na conferência da aula anterior. O tratamento do mito de Don Juan nas artes e no pensamento europeu do século XIX: a crescente complexidade do protagonista, e a diversificação das formas artísticas em que surge a figura do burlador.

Introdução ao estudo da versão romântica espanhola do mito: o “drama religioso-fantástico” Don Juan Tenorio, de José Zorrilla (1844). Breve referência ao contexto político e cultural da Espanha da primeira metade do século XIX.


Don Juan: Da música de Mozart à filosofia de Kierkegaard

24 Fevereiro 2021, 14:00 Ângela Fernandes

Conferência da investigadora Elisabete M. de Sousa (Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa): Don Juan: Da música de Mozart à filosofia de Kierkegaard


El burlador de Sevilla: apresentações orais

22 Fevereiro 2021, 12:30 Ângela Fernandes

Ainda o estudo de El burlador de Sevilla. Recapitulação de aspectos centrais da “comedia” através das apresentações orais preparadas por estudantes sobre: as relações familiares que estruturam a intriga da comedia e ecoam os valores sociais dominantes; a figura do “Convidado de Pedra” e o seu papel decisivo em contraste com D. Juan; as noções de justiça humana e justiça divina, como as duas formas de aplicação dos princípios morais desrespeitados por D. Juan.


Reescritas de Don Juan entre os séculos XVII e XIX

17 Fevereiro 2021, 14:00 Ângela Fernandes

Conclusão da leitura e análise de El burlador de Sevilla: o desenlace da história e a concretização da justiça divina. Apreciação da vertente teológica e moralizadora da “comedia” de Tirso; a advertência final “no hay plazo que no llegue, ni deuda que no se pague”.

Leitura e comentário dos capítulos iniciais do estudo de J.W. Smeed, Don Juan: Variations on a theme: a evolução do tratamento da história de Don Juan no teatro europeu do século XVII e a importância de Dom Juan ou le Festin de Pierre, de Molière (1665); a complexificação da figura do sedutor blasfemo, e a exploração de ambiguidades e ambivalências; a ópera Don Giovanni, de Mozart e Da Ponte (1787), como momento culminante.

As transformações culturais no início do século XIX. As interpretações românticas e a novela “Don Juan” de E.T.A. Hoffmann (1813): a explicação do significado “profundo” da ópera Don Giovanni à luz da valorização da singularidade sobre-humana do protagonista. O confronto de mitos modernos: Don Juan face a Fausto, e a figuração de Don Juan como símbolo de valores “humanos” essenciais no drama Don Juan und Faust, de C.D. Grabbe (1829). Leitura e comentário de fragmentos relevantes destas obras.