Sumários
Avaliação dos trabalhos da disciplina
8 Maio 2019, 10:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Avaliação dos trabalhos finais da disciplina: recensão crítica (individual e escrita) dos contos «Feliz Ano Novo» e «Passeio Noturno (Parte I)» do livro
Feliz Ano Novo de Rubem Fonseca.
1) Análise comparativa do retrato da cidade e as relações e hierarquias sociais estabelecidas no espaço urbano nos dois contos.
2) Análise comparativa dos significados da violência e do medo como símbolos da alienação presentes nos dois contos.
3) Análise dos recursos expressivos (da metonímia e da descrição) que criam o estado ‘brutal’ (segundo a denominação de S. D. Ipiranga) nos contos.
Segundo teste da disciplina Marcos da Literatura Brasileira.
6 Maio 2019, 10:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Segundo teste da disciplina Marcos da Literatura Brasileira.
O bestiário clariceano. A epifania na obra de Clarice Lispector
29 Abril 2019, 10:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Análise do conto "O crime do professor de matemática".
O bestiário clariceano. A figura do animal e a rutura simbólica e perturbadora com os valores convencionais e refratários do animal literário. A banalidade do bestiário (Gilbert Durand).
O conto “Uma galinha”: os processos de modelagem do ser humano e do animal e a contaminação recíproca.
A condição animal do humano e a condição humana do animal: dois alicerces da reflexão clariceana relativamente aos percalços da vida intensamente vivida e do risco apavorante da morte. O simbolismo animal: uma rutura perturbadoras.
A epifania clariceana: o instante existencial de revelação. Um saber imediato arraigado à perceção em estado bruto. Os conceitos de ‘iluminação profana’ (Walter Benjamin) e de ‘estado de graça’ (João Camilo Pena).
O conto "Amor" e a condição feminina na escrita clariceana. O segundo sexo de Simone de Beauvoir: as funções limitadas que a sociedade atribui à mulher e a impossibilidade de uma existência profunda, da contemplação da situação humana.Bibliografia:
AA.VV. (1998): Clarice Lispector: a narração do indizível (Porto Alegre: Artes e Ofícios).
BEAUVOIR, Simone (2009): O segundo sexo (Lisboa: Quetzal).
LIMA, Luciano Rodrigues (2009): Clarice Lispector comparada: narrativas de conscientização em Clarice Lispector, Virginia Woolf, Susan Glaspell, Katherine Mansfield e A. S. Byatt (Salvador: Edufba).
A invulgar proposta literária de Clarice Lispector
24 Abril 2019, 10:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A revelação e a síntese dos aspetos mais singulares da escrita de Clarice Lispector: a força poética, a novidade da densidade psicológica e a maneira discontínua de narrar.
O horizonte reflexivo e especulativo de sondagem existecial no percurso escritural de Clarice Lispector. O apogeu do aprofundamento da temática clariceana: a narradora-protagonista e o monólogo interior no romance A paixão segundo G. H. O significativo desvio temático presente em A hora da estrela.
Leitura e breve análise do conto “O crime do professor de matemática”. A significativa escolha do protagonista, paradigma do pensamento cartesiano. A razão e o sentimento: a presença da culpa e a função da dimensão ritual no relato. O duplo ‘crime’ do protagonista.
A natureza antifabular da escrita de Lispector. A concetualização do termo fábula no âmbito da narratologia e a digressão clariceana.
Bibliografia:
SÁ, Olga de (2000): A escritura de Clarice Lispector (Petrópolis: Vozes [3ª ed.]).
SOUSA, Carlos Mendes de (2000): Clarice Lispector – Figuras da escrita (Braga: Universidade do Minho – Centro de Estudos Humanísticos).