Sumários
"A máquina do mundo" de Carlos Drummond de Andrade: a ressignificação dos tópicos clássicos (II)
15 Abril 2019, 10:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Conclusões a partir da leitura e comentário do poema: o exercício poético moderno de Claro enigma. A reflexão a partir da tradição e o desequilíbrio irónico entre a arquitetura clássica da obra e o vazio do sujeito moderno. Os elementos desta proposta poética de metafísica moderna: a dissonância, a paródia e a ironia.
A revelação e a síntese dos aspetos mais singulares da escrita de Clarice Lispector: a força poética, a novidade da densidade psicológica e a maneira discontínua de narrar.
Bibliografia:
BOSI, Alfredo (2003): "'A máquina do mundo' entre o símbolo e a alegoria" in Céu, inferno (São Paulo: Livraria Duas Culturas [2ª ed.]).
MERQUIOR, José Guilherme (1996): "'A máquina do mundo' de Drummond" in A razão do poema (Rio de Janeiro: Topbooks [2ª ed.]).
"A máquina do mundo" de Carlos Drummond de Andrade: a ressignificação dos tópicos clássicos
10 Abril 2019, 10:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
"A máquina do mundo" de Carlos Drummond de Andrade: a ressignificação dos tópicos clássicos
O significado da 'máquina do mundo' na Divina Commedia e em Os Lusíadas.
Comentário pormenorizado do poema.
A postura de rechaço do eu lírico drummondiano em relação a toda explicação existencial e cósmica do universo que a máquina oferece.
A 'máquina': símbolo contemporâneo da contestação e/ou esfacelamento de todas as certezas. A ideia do esclarecimento do mundo (Adorno).
Bibliografia:
BOSI, Alfredo (2003): "'A máquina do mundo' entre o símbolo e a alegoria" in Céu, inferno (São Paulo: Livraria Duas Culturas [2ª ed.]).
MERQUIOR, José Guilherme (1996): "'A máquina do mundo' de Drummond" in A razão do poema (Rio de Janeiro: Topbooks [2ª ed.]).
Caraterísticas do conto brutalista de Rubem Fonseca
8 Abril 2019, 10:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Análise das caraterísticas dos contos ‘brutalistas’ de Rubem Fonseca:
1) O 'voyeurismo' na descrição da violência.
2) As três linhas temáticas fundamentais: a alienação generalizada, o poder instituído da violência e o erotismo mórbido.
3) A dimensão crítica dos contos, o retrato radical das relações violentas na sociedade carioca e o relativismo moral.
4) A alienação e o simbolismo presente nos contos. A representação de um certo ‘mapa ficcionalizado’ do medo e do isolamento na narrativa fonsequiana (as grades, a vigilância, os carros ou o ar condicionado).
Esclarecimento de dúvidas relativas ao trabalho final da disciplina e à escrita fonsequiana.
Bibliografia:
PETROV, Petar (2000): O Realismo na ficção de José Cardoso Pires e de Rubem Fonseca (Algés: Difel).
ROCHA, João Cezar de Castro (2005). “La dialectique de la “marginalité” et la violence dans la culture brésilienne contemporaine”, In: Europe. Revue littéraire mensuelle, n. 83, p. 64-73.
O formalismo e o universalismo estético de "Claro enigma"
3 Abril 2019, 10:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Claro enigma ou
Fazendeiro do ar: as obras unidas por um sentido superior de arte e a procura de um forte universalismo estético e reflexivo. <!--
O tema da linguagem e da criação poética na poesia de Carlos Drummond de Andrade.
A poesia reflexiva e metafísica de "Claro enigma".
A presença de elementos clássicos sob a perspetiva moderna da condição desenganada do homem.
A mescla de estilos derivada desse desengano: a perspetiva clássica de recusa da poética do quotidiano e a moderna postura metafísica da crise do racionalismo e do antropocentrismo clássicos.
Análise e comentário das caraterísticas referidas na aula anteior a partir da leitura da poética lúcida e lúdica de "Oficina irritada". A conceção da poesia moderna de Drummond à luz do estudo de Hugo Friedrich. A incompreensibilidade, a tensão e a dissonância. A poética do inacabado, do imperfeito presente no poema.
A negação irónica de certos princípios da poiesis clássica.
Bibliografia:
BAPTISTA, Abel Barros (2006): "Posfácio" in ANDRADE, Carlos Drummond: Claro enigma (Lisboa: Cotovia, Col. 'Curso Breve de Literatura Breve', 8).
CAMILO, Vagner (2001): Drummond. Da rosa do povo à rosa das trevas (São Paulo: Ateliê Editorial).
GLEDSON, John (1981): Poesia e poética de Carlos Drummond de Andrade (São Paulo: Livraria Duas Cidades).