Sumários

Férias da Páscoa

17 Abril 2019, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Férias da Páscoa


"A máquina do mundo" de Carlos Drummond de Andrade: a ressignificação dos tópicos clássicos (II)

15 Abril 2019, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Conclusões a partir da leitura e comentário do poema: o exercício poético moderno de Claro enigma. A reflexão a partir da tradição e o desequilíbrio irónico entre a arquitetura clássica da obra e o vazio do sujeito moderno. Os elementos desta proposta poética de metafísica moderna: a dissonância, a paródia e a ironia.

 

A revelação e a síntese dos aspetos mais singulares da escrita de Clarice Lispector: a força poética, a novidade da densidade psicológica e a maneira discontínua de narrar.

 

Bibliografia:

BOSI, Alfredo (2003): "'A máquina do mundo' entre o símbolo e a alegoria" in Céu, inferno (São Paulo: Livraria Duas Culturas [2ª ed.]).

MERQUIOR, José Guilherme (1996): "'A máquina do mundo' de Drummond" in A razão do poema (Rio de Janeiro: Topbooks [2ª ed.]).


"A máquina do mundo" de Carlos Drummond de Andrade: a ressignificação dos tópicos clássicos

10 Abril 2019, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

"A máquina do mundo" de Carlos Drummond de Andrade: a ressignificação dos tópicos clássicos

O significado da 'máquina do mundo' na Divina Commedia  e em Os Lusíadas.

Comentário pormenorizado do poema.

A postura de rechaço do eu lírico drummondiano em relação a toda explicação existencial e cósmica do universo que a máquina oferece.

A 'máquina': símbolo contemporâneo da contestação e/ou esfacelamento de todas as certezas. A ideia do esclarecimento do mundo (Adorno).

 

Bibliografia:

BOSI, Alfredo (2003): "'A máquina do mundo' entre o símbolo e a alegoria" in Céu, inferno (São Paulo: Livraria Duas Culturas [2ª ed.]).

MERQUIOR, José Guilherme (1996): "'A máquina do mundo' de Drummond" in A razão do poema (Rio de Janeiro: Topbooks [2ª ed.]).


Caraterísticas do conto brutalista de Rubem Fonseca

8 Abril 2019, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Análise das caraterísticas dos contos ‘brutalistas’ de Rubem Fonseca:

 

1) O 'voyeurismo' na descrição da violência.

2) As três linhas temáticas fundamentais: a alienação generalizada, o poder instituído da violência e o erotismo mórbido.

3) A dimensão crítica dos contos, o retrato radical das relações violentas na sociedade carioca e o relativismo moral.

4) A alienação e o simbolismo presente nos contos. A representação de um certo ‘mapa ficcionalizado’ do medo e do isolamento na narrativa fonsequiana (as grades, a vigilância, os carros ou o ar condicionado).


Esclarecimento de dúvidas relativas ao trabalho final da disciplina e à escrita fonsequiana.

 

Bibliografia:

PETROV, Petar (2000): O Realismo na ficção de José Cardoso Pires e de Rubem Fonseca (Algés: Difel).

ROCHA, João Cezar de Castro (2005). “La dialectique de la “marginalité” et la violence dans la culture brésilienne contemporaine”, In: Europe. Revue littéraire mensuelle, n. 83, p. 64-73.


O formalismo e o universalismo estético de "Claro enigma"

3 Abril 2019, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Claro enigma ou Fazendeiro do ar: as obras unidas por um sentido superior de arte e a procura de um forte universalismo estético e reflexivo. <!--

O tema da linguagem e da criação poética na poesia de Carlos Drummond de Andrade.

A poesia reflexiva e metafísica de "Claro enigma".

A presença de elementos clássicos sob a perspetiva moderna da condição desenganada do homem.

A mescla de estilos derivada desse desengano: a perspetiva clássica de recusa da poética do quotidiano e a moderna postura metafísica da crise do racionalismo e do antropocentrismo clássicos.

Análise e comentário das caraterísticas referidas na aula anteior a partir da leitura da poética lúcida e lúdica de "Oficina irritada". A conceção da poesia moderna de Drummond à luz do estudo de Hugo Friedrich. A incompreensibilidade, a tensão e a dissonância. A poética do inacabado, do imperfeito presente no poema.

A negação irónica de certos princípios da poiesis clássica.

 

 

Bibliografia:

BAPTISTA, Abel Barros (2006): "Posfácio" in ANDRADE, Carlos Drummond: Claro enigma (Lisboa: Cotovia, Col. 'Curso Breve de Literatura Breve', 8).

CAMILO, Vagner (2001): Drummond. Da rosa do povo à rosa das trevas (São Paulo: Ateliê Editorial).

GLEDSON, John (1981): Poesia e poética de Carlos Drummond de Andrade (São Paulo: Livraria Duas Cidades).