Sumários

A ausência de 'cor local' na escrita machadiana: a subversão do cânone romântico (a respeito do caráter nacionalista da literatura)

6 Fevereiro 2019, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Uma tentativa de solução pacífica: a obra machadiana interpretada como uma crónica complexa e original do II Império. Panorama das diferentes fases e obras do percurso literário de Machado de Assis: a fase romântica e a fase de maturidade.

A evolução do romance machadiano. Exame e discussão da classificação convencional dos romances de Machado de Assis em duas fases e da denominação "realismo machadiano".

A divergência de uma certa poética da vaguidade machadiana e o Realismo/Naturalismo.

Análise inicial do prólogo de Memórias póstumas de Brás Cubas. A ousadia do prólogo e os elementos principais desse modo narrativo alternativo: a vaguidão, a ironia.

Bibliografia:

MURICY, Katia (1988): A razão cética (Machado de Assis e as questões do seu tempo) (São Paulo: Companhia das Letras).

PASSOS, José Luiz (2000): "Realism and moral reasoning: an analysis of Machado de Assis criticism of Eça de Queiróz", "Estudos portugueses e africanos", 36: 5-20.


O indianismo da primeira geração do Romantismo brasileiro

4 Fevereiro 2019, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A função identitária do indianismo no Brasil.

A idealização do índio: a aproximação literária do índio gonçalvino e o cavaleiro medieval. A importância do código de honra e do heroísmo nos poemas épicos de Gonçalves Dias.

A ascensão do romance no Brasil a partir da década de 1840. Caraterísticas das obras pioneiras e qualidades atraentes para o público leitor. Linhas de força no romance brasileiro do século XIX.

A consolidação definitiva do género com as obras de José de Alencar e a sua preocupação com questões fundamentais como a definição de um novo género eficaz para sondar e divulgar a imagem do país, os problemas linguísticos ou a experimentação com as diferentes possibilidades e perspetivas temáticas.O projeto romanesco de José de Alencar: os romances indianistas, históricos, urbanos e regionalistas.

A formação e autoridade do cânone literário brasileiro no Romantismo.

A natureza problemática da escrita machadiana a respeito da ideia de literatura nacional desenvolvida pelos escritores românticos.



Bibliografia:

CANDIDO, Antônio (s/d.): Formação da Literatura Brasileira (São Paulo: Martins [4ª ed.], 2 vol.):



GOMES NETO, Darcy (1982): O indianismo na poesia brasileira: contradições ideológicas (do arcadismo ao modernismo) (Rio de Janeiro: PUC).


O Romantismo no Brasil: circunstâncias sócio-ideológicas

30 Janeiro 2019, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


Panorama histórico-político no Brasil no século XIX.

O desenvolvimento de um acentuado otimismo patriótico desde a época da independência.

Quadro geral da produção literária no Brasil no século XIX. Caraterísticas gerais do Romantismo poético brasileiro. A poesia da primeira geração e o indianismo, a paisagem e a identidade nacional.

Breve análise do poema de Gonçalves Dias “Canção do exílio”. O evasionismo e a saudade. A dicotomia entre Natureza e Civilização: a superioridade brasileira.

Bibliografia:

BANDEIRA, Manuel (1962): Poesia e vida de Gonçalves Dias (São Paulo: Editora das Américas).

GOMES NETO, Darcy (1982): O indianismo na poesia brasileira: contradições ideológicas (do arcadismo ao modernismo) (Rio de Janeiro: PUC).


Apresentação do programa

28 Janeiro 2019, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Início do curso. Apresentação do programa a lecionar e do processo de avaliação.

 

Objectivos:

Pretende-se a (re)descoberta da História literária brasileira através da reflexão a respeito de temas, problemas e conceitos inerentes à escrita de certas obras e autores medulares e, também, à sintonia ou desencontro com os períodos artísticos e sociais em que se inscreveram. Deste modo, procura-se a compreensão das relações na literatura entre identidade e universalidade e exercitar a capacidade de interpretação, análise e síntese.                           

Conteúdos programáticos:

O programa pretende determinar um percurso aprofundado e uma reavaliação e revisão da literatura brasileira dos séculos XIX e XX. Com esse fim em vista é proposta a leitura, total ou parcial, de uma seleção de obras de excecional criatividade, originalidade e valor universal, tais como Memórias póstumas de Brás Cubas (um exemplo paradigmático do Realismo enganador de Machado de Assis), Laços de família (um bom exemplo da ênfase na introspeção dos personagens de Lispector e da sua notável linguagem metafórica), Feliz Ano Novo (uma obra-mestra do Brutalismo), Estrela da vida inteira (de Manuel Bandeira, o poeta da revelação, do mistério e de um estranho humor irónico) e Claro engima (a obra-prima de Drummond, caraterizada pela perfeita fusão da herança clássica e da modernidade). 


Metodologias de ensino e avaliação:

Esta unidade curricular parte de uma perspetiva interdisciplinar e utiliza uma metodologia eclética. Segue-se um modelo mais dialógico que expositivo, privilegiando-se, por isso, a participação oral informada. Os estudantes são estimulados a fazerem a sua própria pesquisa a propósito dos diferentes tópicos estudados, colocando em aula os seus resultados.

Segundo os critérios indicados no Regulamento Geral de Avaliação, aplica-se o regime de avaliação contínua. Dentro destas coordenadas, a organização das aulas é teórico-prática. A avaliação será realizada a partir de quatro elementos obrigatórios: assiduidade e participação (10%), breves trabalhos individuais e escritos (20%), uma primeira prova escrita e presencial (30%) e uma prova final, escrita e presencial (40%).   

Data de entrega do trabalho individual e escrito: 24 de abril de 2019.

A primeira prova escrita e presencial foi marcada para o dia 13 de março de 2019 e a prova final, escrita e presencial para o dia 6 de maio de 2019.

 

Bibliografia e elementos de estudo postos à disposição dos alunos:

ARRIGUCCI JR., Davi (1990): Humildade, paixão e morte. A poesia de Manuel Bandeira (São Paulo: Companhia das Letras).

BATISTA, Abel Barros (1998): Autobibliografias (Lisboa: Relógio D’Água)

BOSI, Alfredo (1997): História concisa da literatura brasileira (São Paulo: Cultrix).

DASCALTAGNÈ, Regina (2005): Entre fronteiras e cercado de armadilhas: problemas da representação na narrativa brasileira contemporânea (Brasília: Universidade de Brasília).

GLEDSON, John (1991): Machado de Assis: impostura e realismo (São Paulo: Companhia das Letras)

GLEDSON, John (2003): Influências e impasses: Drummond e alguns contemporâneos (São Paulo: Companhia das Letras).

SECCHIN, António Carlos (2003): Escritos sobre poesia e alguma ficção (Rio de Janeiro: EDUERJ).

SOUSA, Carlos Mendes de (2000): Clarice Lispector: figuras da escrita (Braga: Universidade do Minho).

STEGAGNO, Luciana (1997): História da literatura brasileira (Rio de Janeiro: Nova Aguilar).

 

Será fornecida (na Plataforma Moodle) aos alunos uma pequena antologia de textos críticos e literários destinada a ilustrar e problematizar as questões teóricas e as obras e textos estudados.

 

Horário de atendimento aos alunos:

Acompanhamento por e-mail. Sessões de atendimento/acompanhamento em horário fixo – todas as quartas-feiras das 12 às 14h. (sujeita a marcação prévia) – ou marcadas individualmente com os alunos.

 

Observações:

Os estudantes-trabalhadores e quaisquer outros que, por uma razão justificada e devidamente documentada, não possam assistir regularmente às aulas deverão contactar a professora durante a primeira ou a segunda semana de aulas para planificação conjunta das actividades a desenvolver e do acompanhamento necessário.

O número de alunos inscritos pode levar a pequenas modificações do programa.