Sumários
O tempo e a eternidade em Primeiras Estórias de João Guimarães Rosa
18 Maio 2016, 10:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Aula da Profª Zuzana Burianová (mobilidade Erasmus+), professora da Universidade Palacký em Olomouc e da Universidade Masaryk em Brno, na República Tcheca, sobre o tempo e a eternidade em Primeiras Estórias de João Guimarães Rosa.
O bestiário clariceano
13 Maio 2016, 10:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Análise do conto “Uma galinha”. Os processos de modelagem do ser humano e do animal e a contaminação recíproca. A condição animal do humano e a condição humana do animal: dois alicerces da reflexão clariceana relativamente aos percalços da vida intensamente vivida e do risco apavorante da morte. O simbolismo animal: uma rutura perturbadora, mas paradoxalmente continuadora: Clarice Lispector e a linhagem dos escritores humanistas.
A condição feminina na escrita clariceana. O segundo sexo de Simone de Beauvoir: as funções limitadas que a sociedade atribui à mulher e a impossibilidade de uma existência profunda, da contemplação da situação humana.
Bibliografia:
BEAUVOIR, Simone (2009): O segundo sexo (Lisboa: Quetzal).
LIMA, Luciano Rodrigues (2009): Clarice Lispector comparada: narrativas de conscientização em Clarice Lispector, Virginia Woolf, Susan Glaspell, Katherine Mansfield e A. S. Byatt (Salvador: Edufba).
“O crime do professor de matemática” e a natureza 'antifabular' da escrita de Clarice Lispector
11 Maio 2016, 10:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Análise coletiva do conto “O crime do professor de matemática”. A significativa escolha do protagonista, paradigma do pensamento cartesiano. A razão e o sentimento: a presença da culpa e a função da dimensão ritual no relato. O duplo ‘crime’ do protagonista.
A natureza antifabular da escrita de Lispector. A concetualização do termo fábula no âmbito da narratologia e a digressão clariceana.
O bestiário clariceano. A figura do animal e a rutura simbólica e perturbadora com os valores convencionais e refratários do animal literário. A banalidade do bestiário (Gilbert Durand).
Bibliografia:
AA.VV. (1998): Clarice Lispector: a narração do indizível (Porto Alegre: Artes e Ofícios).
SOUSA, Carlos Mendes de (2000): Clarice Lispector – Figuras da escrita (Braga: Universidade do Minho – Centro de Estudos Humanísticos).
"A máquina do mundo" de Carlos Drummond de Andrade: a ressignificação dos tópicos clássicos (II)
6 Maio 2016, 10:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Comentário pormenorizado do poema.
Conclusões a partir da leitura e comentário do poema: o exercício poético moderno de Claro enigma. A reflexão a partir da tradição e o desequilíbrio irónico entre a arquitetura clássica da obra e o vazio do sujeito moderno. Os elementos desta proposta poética de metafísica moderna: a dissonância, a paródia e a ironia.
A revelação e a síntese dos aspetos mais singulares da escrita de Clarice Lispector: a força poética, a novidade da densidade psicológica e a maneira discontínua de narrar.
Bibliografia:
BOSI, Alfredo (2003): "'A máquina do mundo' entre o símbolo e a alegoria" in Céu, inferno (São Paulo: Livraria Duas Culturas [2ª ed.]).
MERQUIOR, José Guilherme (1996): "'A máquina do mundo' de Drummond" in A razão do poema (Rio de Janeiro: Topbooks [2ª ed.]).
"A máquina do mundo" de Carlos Drummond de Andrade: a ressignificação dos tópicos clássicos
4 Maio 2016, 10:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
"A máquina do mundo" de Carlos Drummond de Andrade: a ressignificação dos tópicos clássicos
O significado da 'máquina do mundo' na Divina Commedia e em Os Lusíadas.
A postura de rechaço do eu lírico drummondiano em relação a toda explicação existencial e cósmica do universo que a máquina oferece.
A 'máquina': símbolo contemporâneo da contestação e/ou esfacelamento de todas as certezas. A ideia do esclarecimento do mundo (Adorno).
Bibliografia:
BOSI, Alfredo (2003): "'A máquina do mundo' entre o símbolo e a alegoria" in Céu, inferno (São Paulo: Livraria Duas Culturas [2ª ed.]).
MERQUIOR, José Guilherme (1996): "'A máquina do mundo' de Drummond" in A razão do poema (Rio de Janeiro: Topbooks [2ª ed.]).