Sumários

O espírito de 1914

3 Abril 2025, 15:30 Maria Inês Robalo

Breve caracterização do cenário político e social Europeu em 1914 e algumas causas da I Guerra Mundial. Discussão e análise de dois textos ilustrativos das variadas reacções ao clima belicista no espaço de expressão alemã, tendo em conta tópicos como o nacionalismo, cultura nacional e ideias de comunidade: o artigo "Boykott fremder Sprachen?"/ "Boicote às Línguas Estrangeiras?" (1914) de Hugo von Hofmannsthal e o discurso "Imperialismus"/ "Imperialismo" de Rosa Luxemburg proferido na convenção do SPD em Charlottenburg a 19 de Maio de 1914. Fez-se ainda um breve comentário ao texto "O líder da classe operária" em que, através da figura de August Bebel, Rosa Luxemburg desenha um panorâma histórico da Alemanha de finais do século XIX à primeira década do século XX.


Transformações da Alemanha Guilhermina e o clima pré- I Guerra

1 Abril 2025, 15:30 Maria Inês Robalo

A sessão foi dedicada à apresentação e discussão de alguns aspectos socio- económicos e políticos que permeiam a conjuntura Alemã e Europeia do final do século XIX à eclosão da I Guerra Mundial. A necessidade de uma perspectiva caleidoscópica numa era de transformação e instabilidade. Em particular, abordou-se o boom industrial (carvão, aço, química e electroténica) e urbanização da sociedade alemã, a par de crises económicas1873-1879; 1882-1886; 1890-1895. Surgimento de tendências de resistência à modernização e à Modernidade. O Chanceler Otto von Bismarck como figura tutelar da Alemanha Guilhermina. A Realpolitik, a Weltpolitik, a Kulturkampf, e o Sozialistengesetz. Nacionalismo imperialista, pan-germanismo, pan-eslavismo e sionismo. O surgimento de partidos de massas e contestação social.


Principais textos de apoio facultados no moodle: 

James M. Brophy, "Bismarckian Germany: State Structure and Political Culture," in Nineteenth-Century Germany: Politics, Culture and Society 1780–1918, 2nd ed., ed. John Breuilly (London: Bloomsbury Academic, 2020), 143–168.

Mark Hewitson, "A Nervous Age? Wilhelmine Germany Before the First World War," in Nineteenth-Century Germany: Politics, Culture and Society 1780–1918, 2nd ed., ed. John Breuilly (London: Bloomsbury Academic, 2020), 211-236.


Das Gesamtkunstwerk

27 Março 2025, 15:30 Maria Inês Robalo

Análise e discussão de excertos das obras ensaísticas Das Kunstwerk der Zukunft /A Obra de Arte do Futuro (1849) e Die Kunst und die Revolution/ Arte e Revolução (1849). A influência ontológica romântica: unidade da vida estética, social e política. A crítica à sociedade e arte contemporâneas. O conceito de Gesamtkunstwerk: união das artes e dos sentidos, e a função de expressão da natureza da comunidade. Uma concepção da linguagem herdeira de Herder e Jacob Grimm, língua como elo às raízes culturais que carrega o mito e as histórias de uma essência comunitária e experiência directa do mundo. O Gesamtkunstwerk como o que permite o regresso à harmonia entre a palavra/ Dichtung (dirigida ao intelecto, fixação e representação de uma história) e a música (dirigida à sensação para além da representação; emoção). A natureza da cultura alemã como híbrido: clássico + teutónico + cristianismo. A arte no lugar da religião, Bayreuth como lugar utópico da revelação universal de uma comunidade.


Na segunda parte da aula comentou-se o capítulo 8 "Povos e Pátrias" da obra Jenseits von Gut und Bösen/ Para Além do Bem e do Mal (1886) de Friedrich Nietzsche, onde se expõe e critica o anti-semitismo vigente e a ideia da "profundidade alemã". 


Richard Wagner- O Anel dos Nibelungo

25 Março 2025, 15:30 Maria Inês Robalo

Continuação do estudo da tetralogia wagneriana. A vontade de poder e a dialéctica do amor. A dupla influência de Ludwig Feurbach na concepção da humanização do divino, e de Arthur Schopenhauer, ilusão do poder. Análise do episódio da humanização de Brünnhilde (Die Walküre). Siegfried e a heroicidade peculiar: harmonia com a natureza (Siegfried, acto II, cena II), tempo presente, acção, ausência de medo. O confronto com Wotan e o despertar de Brünnhilde (Siegfried, acto III). A rede de enganos (Götterdämmerung) e o par Siegfried- Brünnhilde como unidade trágica, a consciência de Brühnnilde e sacrifício como redenção. Ambiguidade relativamente à regeneração do humano.   


Der Ring des Nibelungen

20 Março 2025, 15:30 Maria Inês Robalo

Início do estudo de Der Ring des Nibelungen de Richard Wagner, através de análise de excertos do libretto (tradução inglesa) e visionamento das partes da ópera correspondentes: cena inicial e cena final de Das Rheingold: a corrupção pelo desejo de poder, hybris perante a natureza e convenções. A tetralogia como drama filosófico e político. 

Inovações formais (leitmotif, tonalidade-cromatismo e dissonância, transfomação da aria).