Sumários

Cosmopolitismo e literatura-mundo: J.W. Goethe

25 Fevereiro 2025, 15:30 Maria Inês Robalo

A resposta de J.W. Goethe à Revolução Francesa e às Guerras Napoleónicas. Análise e caracterização do conceito de literatura-mundo no quadro da mundividência Gotheana e do respectivo projecto estético. A discussão teve por base a leitura e comentário a excertos de Conevrsas com Goethe (Gespräche mit Goethe) de Johann Peter Eckermann, da revista Propyläen, e das notas sobre tradução incluídas no Divan Ocidento-oriental (West-östlicher Divan). Salientou-se a importância dada à viagem, à circulação transnacional de periódicos literários, à correspondência inter-pares, assim como a centralidade da tradução (três modalidades). 

Na última parte da aula foi proposto um exercício prático aos alunos (em pares): análise comparativa de dois poemas do divã do poeta persa Hafis e do poema de abertura do Divan de Goethe, "Hégira" (fornecido previamente aos alunos). Comentou-se também o monumento Goethe-Hafis- Denkmal inaugurado em Weimar no ano 2000.


Cosmopolitismo e literatura- mundo

20 Fevereiro 2025, 15:30 Maria Inês Robalo

A figura de Frederico II (1744-1797) como patrono das artes e motor da afirmação da Prússia como potência no quadro Europeu. O cenário bélico complexo do último quartel do séc. XVIII e princípio do séc. XIX (Guerras da Silésia, Guerra dos Sete Anos, Guerras Naopleónicas). Leitura e comentário de excertos de A Paz Perpétua/ Zum ewigen Frieden (1895) de Immanuel Kant, com foco na sua perspectiva cosmopolita, enquanto resposta positiva perante um conexto internacional politicamente tenso. Enquadramento de J.W.Goethe como figura cosmopolita e também da sua posição perante os rumos da Revolução Francesa. Alusão a Hermann und Dorothea (1796-97), que colheu grande popularidade à época, como texto ilustrativo de uma posição conservadora, e porventura ambígua, perante a Revolução. Analisou-se também o poema Die Zerstörung Magdeburgs (1798). Na aula seguinte continuar-se-á o desdobramento deste tópico, nomeadamente, o aprofundamento da noção de literatura-mundo mediante a leitura de partes da obra West-östlicher Divan (1818).


O final do século XVIII- dispersão política do território e unidade linguística e cultural

18 Fevereiro 2025, 15:30 Maria Inês Robalo

Iniciou-se o estudo do primeiro tópico do módulo 1. Abordou-se o papel da "burgesia esclarecida" (Bildungsbürgertum) nos primeiros impulsos dados em direcção a uma ideia de nação alemã, condensada no par Kulturnation- Sprachnation, perante um Sacro Império territorialmente atomizado e envolto em vários conflitos e políticas de alianças. Das afinidades com os ideais da Revolução Francesa ao desencanto. Num segundo momento da aula, discutiram-se excertos da obra Ensaio sobre a Origem da Linguagem (1772) de J.G. Herder. Valorizou-se a concepção antropológica e, por conseguinte, reflexiva (Besonnenheit) da linguagem, bem como a associação que o filósofo faz entre língua e cultura. A língua como a fronteira simbólica de um grupo. Por extensão, reflectiu-se acerca legado do Ensaio na sustentação de que uma comunidade não se fundaria num contrato social negociado (segundo o modelo de Rousseau), mas sim na vontade expressa de um grupo que partilha historicamente a mesma línga e cultura.


Sonderweg: Identidade e Mito

13 Fevereiro 2025, 15:30 Maria Inês Robalo

Discussão e problematização da ideia do Sonderweg alemão à luz da conferência "The Long Shadow of the reich. Weighing Up German History", proferida pelo historiador Heinrich August Winkler, no German Historical Institute em Londres em 2001. De um caminho especial e único à sua condenação no Pós-guerra. Mesmo a visão pessimista da narrativa do Sonderweg mantem o mito da atipicidade, de um destino especial. Analisou-se também a canção política "Des Deutschen Vaterland" (1813) de Ernst Moritz Ardnt para ilustrar uma das manifestações do mito medieval do Reich ao serviço de um pensamento nacionalista emergente.


Introdução à UC Problemática da Cultura Alemã

11 Fevereiro 2025, 15:30 Maria Inês Robalo

Apresentação da docente e dos estudantes inscritos na UC. Apresentaram-se os conteúdos programáticos e o sistema de avaliação da disciplina. Os elementos de avaliação consistem em um teste final (29 de Maio), um trabalho escrito individual a desenvolver em duas etapas, a primeira, apresentação do plano de trabalho (20 de Março) e, a segunda, entrega do trabalho final (20 de Maio), uma apresentação programada de um dos textos ou filmes do programa, e participação activa ao longo do semestre. Os materiais de leitura obrigatória serão disponibilizados na plataforma de e-learning.

Na parte final da aula discutiu-se uma citação do historiador Heinrich August Winkler, a partir da qual se identificaram pistas das temáticas que serão abordadas ao longo do semestre.