Sumários

Das Gesamtkunstwerk

27 Março 2025, 15:30 Maria Inês Robalo

Análise e discussão de excertos das obras ensaísticas Das Kunstwerk der Zukunft /A Obra de Arte do Futuro (1849) e Die Kunst und die Revolution/ Arte e Revolução (1849). A influência ontológica romântica: unidade da vida estética, social e política. A crítica à sociedade e arte contemporâneas. O conceito de Gesamtkunstwerk: união das artes e dos sentidos, e a função de expressão da natureza da comunidade. Uma concepção da linguagem herdeira de Herder e Jacob Grimm, língua como elo às raízes culturais que carrega o mito e as histórias de uma essência comunitária e experiência directa do mundo. O Gesamtkunstwerk como o que permite o regresso à harmonia entre a palavra/ Dichtung (dirigida ao intelecto, fixação e representação de uma história) e a música (dirigida à sensação para além da representação; emoção). A natureza da cultura alemã como híbrido: clássico + teutónico + cristianismo. A arte no lugar da religião, Bayreuth como lugar utópico da revelação universal de uma comunidade.


Na segunda parte da aula comentou-se o capítulo 8 "Povos e Pátrias" da obra Jenseits von Gut und Bösen/ Para Além do Bem e do Mal (1886) de Friedrich Nietzsche, onde se expõe e critica o anti-semitismo vigente e a ideia da "profundidade alemã". 


Der Ring des Nibelungen

25 Março 2025, 15:30 Maria Inês Robalo

Continuação do estudo da tetralogia wagneriana. A vontade de poder e a dialéctica do amor. A dupla influência de Ludwig Feurbach na concepção da humanização do divino, e de Arthur Schopenhauer, ilusão do poder. Análise do episódio da humanização de Brünnhilde (Die Walküre). Siegfried e a heroicidade peculiar: harmonia com a natureza (Siegfried, acto II, cena II), tempo presente, acção, ausência de medo. O confronto com Wotan e o despertar de Brünnhilde (Siegfried, acto III). A rede de enganos (Götterdämmerung) e o par Siegfried- Brünnhilde como unidade trágica, a consciência de Brühnnilde e sacrifício como redenção. Ambiguidade relativamente à regeneração do humano.   


Der Ring des Nibelungen

20 Março 2025, 15:30 Maria Inês Robalo

Início do estudo de Der Ring des Nibelungen de Richard Wagner, através de análise de excertos do libretto (tradução inglesa) e visionamento das partes da ópera correspondentes: cena inicial e cena final de Das Rheingold: a corrupção pelo desejo de poder, hybris perante a natureza e convenções. A tetralogia como drama filosófico e político. 

Inovações formais (leitmotif, tonalidade-cromatismo e dissonância, transfomação da aria). 


Richard Wagner

18 Março 2025, 15:30 Maria Inês Robalo

Início do módulo 2 do programa, que se debruçará sobre os cruzamentos entre estética e política na segunda metade do século XIX:

Introdução ao tema e à figura tutelar de Richard Wagner através do visionamento do documentário Great Composers: Richard Wagner 1813-1883 (1997), realizado por Kriss Rusmanis para a BBC.


Exercício de comentário crítico

13 Março 2025, 15:30 Maria Inês Robalo

A aula consistiu num exercício prático individual de comentário crítico a um excerto de A Escola Romântica/ Die romantische Schule (1836) de Heinrich Heine.