Sumários
Richard Wagner
18 Março 2025, 15:30 • Maria Inês Robalo
Início do módulo 2 do programa, que se debruçará sobre os cruzamentos entre estética e política na segunda metade do século XIX:
Exercício de comentário crítico
13 Março 2025, 15:30 • Maria Inês Robalo
A aula consistiu num exercício prático individual de comentário crítico a um excerto de A Escola Romântica/ Die romantische Schule (1836) de Heinrich Heine.
Natureza e identidade nacional alemã no século XIX
11 Março 2025, 15:30 • Maria Inês Robalo
A dimensão cultural do conceito de "natureza". A metáfora do mundo-livro, i.e., a natureza como unidade de ideia e aparência que se revela essencialmente comunicativa. As formas típicas da paisagem romântica e a identidade nacional alemã. A sua materialização numa dupla expansão: espacial (o Reno, a floresta, o mar, a Itália arcádica e sensualista) e temporal (idealização da Idade Média e o passado poético da Alemanha). O aparecimento do panorama como entretenimento de massas e a sua ramificação ideológica.
Do Congresso de Viena à Revolução de 1848
6 Março 2025, 15:30 • Maria Inês Robalo
A periodização problemática e a perspectivação historiográfica da Alemanha entre 1815 e 1848 (Restauração, Vormärz e Biedermeier), e figuras simbólicas da identidade alemã no contexto da evolução política e da "dupla revolução" (política e liberalização económica). As grandes questões que marcaram o pensamento político do período: Großdeutschland ou Kleindeutschland; regime autoritário ou parlamentar/ constitucional; emancipação dos judeus no quadro da definição da noção de cidadania e identidade nacional.
Sobre a Educação Estética do Homem numa Série de Cartas de F. Schiller
27 Fevereiro 2025, 15:30 • Maria Inês Robalo
Apresentação da posição de Schiller perante a Revolução Francesa através da leitura da sua carta ao duque Friedrich Christian de Augustenburg (1793). Leitura, análise e comentário detalhado de Sobre a Educação Estética do Homem numa Série de Cartas: a caracterização desencantada que Schiller faz da sua época; a proposta da educação estética como chave para a transformação política e social no sentido da perfeição ética; a concepção antropológica tridimensional plasmada na noção do impulso lúdico como mediador dinâmico entre o impulso sensível e o impulso formal (racional).