Sumários

Richard Wagner

18 Março 2025, 15:30 Maria Inês Robalo

Início do módulo 2 do programa, que se debruçará sobre os cruzamentos entre estética e política na segunda metade do século XIX:

Introdução ao tema e à figura tutelar de Richard Wagner através do visionamento do documentário Great Composers: Richard Wagner 1813-1883 (1997), realizado por Kriss Rusmanis para a BBC.


Exercício de comentário crítico

13 Março 2025, 15:30 Maria Inês Robalo

A aula consistiu num exercício prático individual de comentário crítico a um excerto de A Escola Romântica/ Die romantische Schule (1836) de Heinrich Heine.


Natureza e identidade nacional alemã no século XIX

11 Março 2025, 15:30 Maria Inês Robalo

A dimensão cultural do conceito de "natureza". A metáfora do mundo-livro, i.e., a natureza como unidade de ideia e aparência que se revela essencialmente comunicativa. As formas típicas da paisagem romântica e a identidade nacional alemã. A sua materialização numa dupla expansão: espacial (o Reno, a floresta, o mar, a Itália arcádica e sensualista) e temporal (idealização da Idade Média e o passado poético da Alemanha). O aparecimento do panorama como entretenimento de massas e a sua ramificação ideológica.

A abordagem desta temática teve como base a análise de quadros de Caspar David Friedrich, Carl Gustav Carus e Ludwig Richter, a leitura de "Pensamentos sobre as relações das lendas com a Poesia e a História"/ "Gedanken, wie sich die Sagen zur Poesie und Geschichte verhalten" (1808) de Jacob Grimm, do poema "Hurra, Germania" (1870) de Ferdinand Freiligrath e do poema de Heinrich Heine "A Lorelei"/ "Die Lorelei" (1824).


Do Congresso de Viena à Revolução de 1848

6 Março 2025, 15:30 Maria Inês Robalo

A periodização problemática e a perspectivação historiográfica da Alemanha entre 1815 e 1848 (Restauração, Vormärz e Biedermeier), e figuras simbólicas da identidade alemã no contexto da evolução política e da "dupla revolução" (política e liberalização económica). As grandes questões que marcaram o pensamento político do período: Großdeutschland ou Kleindeutschland; regime autoritário ou parlamentar/ constitucional; emancipação dos judeus no quadro da definição da noção de cidadania e identidade nacional.

Estes assuntos foram discutidos através de:
Leitura de extractos da Lei Federal da Deutscher Bund (1815). Leitura comparada de extractos de Discursos à Nação Alemã de J.G. Fichte e de extractos do discurso de Johann August Wirth no festival de Hambach (1832). Análise dos principais legados da Constituição de Frankfurt (1849).


Sobre a Educação Estética do Homem numa Série de Cartas de F. Schiller

27 Fevereiro 2025, 15:30 Maria Inês Robalo

Apresentação da posição de Schiller perante a Revolução Francesa através da leitura da sua carta ao duque Friedrich Christian de Augustenburg (1793). Leitura, análise e comentário detalhado de Sobre a Educação Estética do Homem numa Série de Cartas: a caracterização desencantada que Schiller faz da sua época; a proposta da educação estética como chave para a transformação política e social no sentido da perfeição ética; a concepção antropológica tridimensional plasmada na noção do impulso lúdico como mediador dinâmico entre o impulso sensível e o impulso formal (racional).