Sumários

Texto argumentativo

16 Novembro 2020, 15:30 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

Observação de um texto argumentativo, como modelo para a escrita.

Planificação e escrita de um texto argumentativo.


Pronomes clíticos

16 Novembro 2020, 11:00 Hugo Canelas Cardoso

- Contextos problemáticos de concordância (conclusão):

a) com estruturas de quantificação complexa;
b) com verbos impessoais.

- Questões referentes aos pronomes pessoais clíticos em Português Europeu:

a) Contextos de próclise, mesóclise e ênclise;
b) Considerações morfológicas referentes ao pronomes clíticos;
c) Casos particulares: grupos clíticos.

TPC: Exercício de transformação de frases para prática da inserção de pronomes clíticos (disponível na página da unidade curricular).


Pronomes clíticos

16 Novembro 2020, 09:30 Hugo Canelas Cardoso

- Contextos problemáticos de concordância (conclusão):

a) com estruturas de quantificação complexa;
b) com verbos impessoais.

- Questões referentes aos pronomes pessoais clíticos em Português Europeu:

a) Contextos de próclise, mesóclise e ênclise;
b) Considerações morfológicas referentes ao pronomes clíticos;
c) Casos particulares: grupos clíticos.


TPC: Exercício de transformação de frases para prática da inserção de pronomes clíticos (disponível na página da unidade curricular).


Contrações; Concordância

13 Novembro 2020, 14:00 Hugo Canelas Cardoso

- Contração de preposições com determinantes/pronomes/advérbios:

1. Regras gerais;
2. Ausência de contração em orações infinitivas;
3. Exercícios práticos.

- Contextos problemáticos de concordância:

1. Sujeitos pós-verbais;
2. Sujeitos coordenados;
3. Sujeitos estruturalmente complexos;
4. Sujeitos com estruturas de quantificação complexa;
5. Expressões intercaladas entre o sujeito e o verbo.


Planeamento de texto argumentativo

13 Novembro 2020, 12:30 Anabela Proença Gonçalves

Planeamento de texto argumentativo.


________________
O texto deve ser enviado até às 23h59 de 20 de novembro para o endereço eletrónico da docente (anabela.goncalves@campus.ul.pt).
Os alunos devem descarregar o documento da drive e usá-lo para escreverem o seu texto. Deve ser enviada a versão em Word (opcionalmente, também em pdf).