Sumários
Exercício de identificação e correção de problemas de escrita
6 Outubro 2020, 11:00 • Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo
1. Repetição de informações relacionadas com os objetivos e o funcionamento da disciplina, devido ao reduzido número de alunos que estiveram presentes na aula anterior, o que se justifica pelo facto de estarem, nessa altura, ainda a decorrer as inscrições do 1º ano.
2. Realização conjunta de um exercício de identificação e correção de problemas de escrita.
O oral vs. o escrito - o caso da pontuação
6 Outubro 2020, 09:30 • Ana Lúcia Santos
Reflexão sobre diferenças entre oralidade e escrita, destacando-se a questão específica da não coincidência entre contextos de uso da vírgula e ruturas prosódicas.
Início do trabalho de sistematização de regras de pontuação que dependem de análise sintática: observação de contextos em que o uso de vírgula é proibido e treino da análise sintática necessária para identificação desses contextos (identificação de sujeito e complementos não oracionais e oracionais e com níveis de complexidade distinto; distinção entre complemento e modificador).
Leituras recomendadas:
Bergström, M., e Neves Reis. 2011. Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa. 50ª edição. Lisboa: Ed. Notícias. [secção sobre pontuação]
Duarte, I. (2000) Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta. [Cap. 8; Cap. 4]
Exercício de identificação e correção de problemas de escrita
6 Outubro 2020, 09:30 • Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo
1. Repetição de informações relacionadas com os objetivos e o funcionamento da disciplina, devido ao reduzido número de alunos que estiveram presentes na aula anterior, o que se justifica pelo facto de estarem, nessa altura, ainda a decorrer as inscrições do 1º ano.
2. Realização conjunta de um exercício de identificação e correção de problemas de escrita.
O oral vs. o escrito - o caso da pontuação
6 Outubro 2020, 08:00 • Ana Lúcia Santos
Reflexão sobre diferenças entre oralidade e escrita, destacando-se a questão específica da não coincidência entre contextos de uso da vírgula e ruturas prosódicas.
Início do trabalho de sistematização de regras de pontuação que dependem de análise sintática: observação de contextos em que o uso de vírgula é proibido e treino da análise sintática necessária para identificação desses contextos (identificação de sujeito e complementos não oracionais e oracionais e com níveis de complexidade distinto; distinção entre complemento e modificador).
Leituras recomendadas:
Bergström, M., e Neves Reis. 2011. Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa. 50ª edição. Lisboa: Ed. Notícias. [secção sobre pontuação]
Duarte, I. (2000) Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta. [Cap. 8; Cap. 4]
Apresentação do programa
2 Outubro 2020, 14:00 • Hugo Canelas Cardoso
- Apresentação do programa da unidade curricular (previamente distribuído aos alunos e disponível na página da disciplina), com explicitação dos objetivos, conteúdos, calendarização, avaliação e meios de comunicação entre a turma e o professor.
Exercício escrito final (Parte 1: 23-24/11; Parte 2: 14-15/12)
- Página da disciplina (https://sites.google.com/campus.ul.pt/ppe):