Sumários

Exercício de identificação e correção de problemas de escrita

6 Outubro 2020, 11:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

1. Repetição de informações relacionadas com os objetivos e o funcionamento da disciplina, devido ao reduzido número de alunos que estiveram presentes na aula anterior, o que se justifica pelo facto de estarem, nessa altura, ainda a decorrer as inscrições do 1º ano.

2. Realização conjunta de um exercício de identificação e correção de problemas de escrita.


O oral vs. o escrito - o caso da pontuação

6 Outubro 2020, 09:30 Ana Lúcia Santos

Reflexão sobre diferenças entre oralidade e escrita, destacando-se a questão específica da não coincidência entre contextos de uso da vírgula e ruturas prosódicas.

Início do trabalho de sistematização de regras de pontuação que dependem de análise sintática: observação de contextos em que o uso de vírgula é proibido e treino da análise sintática necessária para identificação desses contextos (identificação de sujeito e complementos não oracionais e oracionais e com níveis de complexidade distinto; distinção entre complemento e modificador).


Leituras recomendadas:

Bergström, M., e Neves Reis. 2011. Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa. 50ª edição. Lisboa: Ed. Notícias. [secção sobre pontuação]

Duarte, I. (2000) Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta. [Cap. 8; Cap. 4] 


Exercício de identificação e correção de problemas de escrita

6 Outubro 2020, 09:30 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

1. Repetição de informações relacionadas com os objetivos e o funcionamento da disciplina, devido ao reduzido número de alunos que estiveram presentes na aula anterior, o que se justifica pelo facto de estarem, nessa altura, ainda a decorrer as inscrições do 1º ano.

2. Realização conjunta de um exercício de identificação e correção de problemas de escrita.


O oral vs. o escrito - o caso da pontuação

6 Outubro 2020, 08:00 Ana Lúcia Santos

Reflexão sobre diferenças entre oralidade e escrita, destacando-se a questão específica da não coincidência entre contextos de uso da vírgula e ruturas prosódicas.

Início do trabalho de sistematização de regras de pontuação que dependem de análise sintática: observação de contextos em que o uso de vírgula é proibido e treino da análise sintática necessária para identificação desses contextos (identificação de sujeito e complementos não oracionais e oracionais e com níveis de complexidade distinto; distinção entre complemento e modificador).


Leituras recomendadas:

Bergström, M., e Neves Reis. 2011. Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa. 50ª edição. Lisboa: Ed. Notícias. [secção sobre pontuação]

Duarte, I. (2000) Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta. [Cap. 8; Cap. 4] 


Apresentação do programa

2 Outubro 2020, 14:00 Hugo Canelas Cardoso

- Apresentação do programa da unidade curricular (previamente distribuído aos alunos e disponível na página da disciplina), com explicitação dos objetivos, conteúdos, calendarização, avaliação e meios de comunicação entre a turma e o professor.

- Marcação dos elementos de avaliação:

      Exercício escrito intermédio (9/11)
      Exercício escrito final (Parte 1: 23-24/11; Parte 2: 14-15/12)

- Página da disciplina (https://sites.google.com/campus.ul.pt/ppe):

a) Resolução de problemas de acesso;
b) Exploração dos separadores e conteúdos.

- Questões de ordem prática:

a) Alerta para erros de inscrição em turmas presenciais e virtuais;
b) Clarificação de dúvidas referentes às inscrições;
c) Aferição da necessidade de gravação das aulas virtuais.