Sumários

O processo de escrita

13 Outubro 2020, 11:00 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

A escrita como um processo que se desenvolve em diversas etapas. A etapa do planeamento: planeamento ao nível macroestrutural (recolha e seleção da informação em função das características do texto a produzir; organização da informação; estruturação do texto) e planeamento ao nível microestrutural. Aspetos envolvidos nas etapas seguintes: a redação, a revisão e a reescrita.


O processo de escrita

13 Outubro 2020, 09:30 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

A escrita como um processo que se desenvolve em diversas etapas. A etapa do planeamento: planeamento ao nível macroestrutural (recolha e seleção da informação em função das características do texto a produzir; organização da informação; estruturação do texto) e planeamento ao nível microestrutural. Aspetos envolvidos nas etapas seguintes: a redação, a revisão e a reescrita.


Continuação do trabalho de sistematização de contextos de uso de vírgula

13 Outubro 2020, 09:30 Ana Lúcia Santos

1. Uso de pontuação em estruturas de coordenação. A distinção entre conjunção coordenativa e advérbio conectivo e a relevância dessa distinção para a pontuação.
2. Correção de um exercício (exercício 1) que consiste na correção de erros de pontuação em contextos identificados até ao momento (o exercício foi preparado em casa pelos alunos).
3. . O caso dos modificadores do nome: distinção semântica entre modificador restritivo e modificador apositivo (considerando- se especificamente o contraste entre orações adjetivas relativas restritivas e orações adjetivas relativas explicativas). Identificação de uma correspondência com a pontuação.  

T.P.C. - Exercícios 2 e 3


Continuação do trabalho de sistematização de contextos de uso de vírgula

13 Outubro 2020, 08:00 Ana Lúcia Santos

1. Uso de pontuação em estruturas de coordenação. A distinção entre conjunção coordenativa e advérbio conectivo e a relevância dessa distinção para a pontuação.
2. Correção de um exercício (exercício 1) que consiste na correção de erros de pontuação em contextos identificados até ao momento (o exercício foi preparado em casa pelos alunos).
3. . O caso dos modificadores do nome: distinção semântica entre modificador restritivo e modificador apositivo (considerando- se especificamente o contraste entre orações adjetivas relativas restritivas e orações adjetivas relativas explicativas). Identificação de uma correspondência com a pontuação.  

T.P.C. - Exercícios 2 e 3


Especificidades da escrita e marcas de oralidade no texto escrito

12 Outubro 2020, 17:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

1.   Oralidade vs escrita. Propriedades distintivas das duas modalidades de uso da língua. O continuum entre oralidade e escrita.

2.   A ambiguidade (lexical, sintática e referencial) e a vagueza.

3.   Marcas de oralidade no texto escrito: transcrição de propriedades fonéticas para a escrita, estruturas sintáticas e seleção lexical.

4.   Ficha de trabalho: identificação de marcas de oralidade num texto e reescrita do texto com vista à eliminação dessas marcas de oralidade.