Sumários

Especificidades da escrita e marcas de oralidade no texto escrito

12 Outubro 2020, 15:30 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

1.   Oralidade vs escrita. Propriedades distintivas das duas modalidades de uso da língua. O continuum entre oralidade e escrita.

2.   A ambiguidade (lexical, sintática e referencial) e a vagueza.

3.   Marcas de oralidade no texto escrito: transcrição de propriedades fonéticas para a escrita, estruturas sintáticas e seleção lexical.

4.   Ficha de trabalho: identificação de marcas de oralidade num texto e reescrita do texto com vista à eliminação dessas marcas de oralidade.


Coerência e coesão textual 2

12 Outubro 2020, 11:00 Hugo Canelas Cardoso

- Reflexão sobre os diversos parâmetros da textualidade.

- Noções essenciais de coerência e coesão textual:

1. Coesão referencial;
2. Coesão temporal.


Coerência e coesão textual 2

12 Outubro 2020, 09:30 Hugo Canelas Cardoso

- Reflexão sobre os diversos parâmetros da textualidade.

- Noções essenciais de coerência e coesão textual:

1. Coesão referencial;
2. Coesão temporal.


Coerência e coesão textual 1

9 Outubro 2020, 14:00 Hugo Canelas Cardoso

- Produção oral e produção escrita (conclusão):

a) Discussão do texto "Esta que se acina Gabriela", de António Lobo Antunes, para identificar as marcas de oralidade que aí se observam.

- Reflexão sobre os diversos parâmetros da textualidade.

Leitura recomendada:
- Mendes, Amália. 2013. Organização textual e articulação de orações. In Raposo, E. B. P., M. F. B. do Nascimento, M. A. C. da Mota, L. Segura & A. Mendes (orgs). Gramática do Português, pp. 1691-1755. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.


O processo de escrita

9 Outubro 2020, 12:30 Maria Madalena Coelho da Mota de Brito Colaço Belo

A escrita como um processo que se desenvolve em diversas etapas. A etapa do planeamento: planeamento ao nível macroestrutural (recolha e seleção da informação em função das características do texto a produzir; organização da informação; estruturação do texto) e planeamento ao nível microestrutural. Aspetos envolvidos nas etapas seguintes: a redação, a revisão e a reescrita.