Sumários

Monitorização dos trabalhos dos alunos

4 Março 2021, 11:00 Marta Pacheco Pinto

Teceram-se considerações gerais sobre o primeiro elemento de avaliação escrito realizado pelos alunos-ensaístas (os resumos). De seguida, os alunos-ensaístas foram organizados em pequenos grupos de trabalho, cada um centrado em um ou dois conceitos-chave, no âmbito dos quais trocaram bibliografia e reflexões. Ao mesmo tempo, a docente reuniu-se com os alunos-estagiários, para fins de monitorização dos respetivos trabalhos de estágio. No final, os alunos reuniram-se todos na sala principal do Zoom e os alunos-ensaístas deram conta das ideias trocadas intra-pares.


O discurso científico

3 Março 2021, 17:00 Silvia Valencich Frota

O discurso científico: a coesão. Atividade "Big Show Cristina Ferreira".


O discurso científico

3 Março 2021, 15:30 Silvia Valencich Frota

O discurso científico: a coesão. Atividade "Big Show Cristina Ferreira".


O discurso científico

26 Fevereiro 2021, 15:30 Silvia Valencich Frota

O discurso científico: estrutura básica: o parágrafo. 

Entrega dos planos de trabalho, via Moodle.


Discurso académico (características). Abstracts e palavras-chave

26 Fevereiro 2021, 11:00 Marta Pacheco Pinto

Para compreender o discurso académico como um universo plural de discursos, resultantes de diferentes tradições epistemológicas, explorou-se o contexto histórico da revolução científica em Inglaterra, no século XVII, como marco importante de uma mudança de paradigma na forma de conhecer e de escrever a realidade empírica: o homem deixa de estar no centro do conhecimento, dando lugar à realidade que lhe é exterior e que deveria ser veiculada da forma mais objetiva e imparcial possível. Foi este o ponto de partida para enumerar as principais características e diferenças entre o discurso académico de línguas portuguesa e inglesa, sendo o primeiro herdeiro da tradição escolástica. Analisaram-se, de seguida, estratégias retóricas para garantir a coesão de um qualquer discurso académico: marcadores discursivos (conetores e organizadores do discurso), modalidade epistémica e mecanismos enunciativos (estilo de discurso). Na segunda parte da sessão, sistematizaram-se as principais características de um abstract eficaz, tanto no âmbito do ensaio como no âmbito de um relatório de estágio curricular. Fizeram-se ainda recomendações quanto à seleção de palavras-chave.