Sumários

Estudos de caso

9 Abril 2021, 15:30 Silvia Valencich Frota

Apresentações de Lídio e Mafalda (esta última, não realizada).


Promoção da integridade científica: plágio e auto-plágio

9 Abril 2021, 11:00 Marta Pacheco Pinto

Discutiu-se, com base em exemplos, as práticas de plágio e auto-plágio, que violam os princípios de integridade científica. Os termos foram definidos a partir do Código de Conduta e de Boas Práticas da Universidade de Lisboa e enriquecidos com outras perspetivas (sobretudo de Karen Bennett, https://essenglish.org/messenger/wp-content/uploads/sites/2/2016/01/201-74-77.pdf). Exploraram-se diferentes formas de plágio (copy+paste sem referência; paráfrase sem referência; conluio; compra de um trabalho) e auto-plágio (reciclagem textual; duplicação; salami slicing; violação de direitos de autor), bem como as consequências resultantes destas práticas.


Promoção da integridade científica: plágio e auto-plágio

9 Abril 2021, 09:30 Marta Pacheco Pinto

Discutiu-se, com base em exemplos, as práticas de plágio e auto-plágio, que violam os princípios de integridade científica. Os termos foram definidos a partir do Código de Conduta e de Boas Práticas da Universidade de Lisboa e enriquecidos com outras perspetivas (sobretudo de Karen Bennett, https://essenglish.org/messenger/wp-content/uploads/sites/2/2016/01/201-74-77.pdf). Exploraram-se diferentes formas de plágio (copy+paste sem referência; paráfrase sem referência; conluio; compra de um trabalho) e auto-plágio (reciclagem textual; duplicação; salami slicing; violação de direitos de autor), bem como as consequências resultantes destas práticas.


Monitorização dos trabalhos: construção de bibliografias

8 Abril 2021, 11:00 Marta Pacheco Pinto

Os estudantes estiveram organizados em grupos de trabalho correspondentes a manuais de estilo/guias de referenciação bibliográfica (MLA e Chicago, respetivamente), de modo a partilharem dúvidas e, no caso dos estudantes-ensaístas, a finalizarem/reverem as bibliografias dos seus ensaios, a submeter no dia 9 de abril. Simultaneamente, a docente deu apoio tutorial individual. Os últimos momentos da aula foram dedicados ao esclarecimento de dúvidas.


Estudos de caso

7 Abril 2021, 17:00 Silvia Valencich Frota

Apresentações de Joana, Laura, Nuno e Catarina.