Sumários

A investigação científica em Estudos de Cultura e Comunicação

10 Fevereiro 2021, 15:30 Silvia Valencich Frota

Técnicas de pesquisa.


A investigação científica em Estudos de Cultura e Comunicação:

5 Fevereiro 2021, 15:30 Silvia Valencich Frota

A investigação científica em Estudos de Cultura e Comunicação: metodologias e práticas. Escolha do tema. Definição do problema. 


Investigar em Estudos de Cultura e Comunicação

5 Fevereiro 2021, 11:00 Marta Pacheco Pinto

A sessão incidiu sobre o que significa investigar (produzir/construir conhecimento científico) e, mais concretamente, investigar no âmbito dos estudos de cultura e comunicação. Distinguiu-se opinião de pensamento crítico e exploraram-se outros princípios epistemológicos a observar na produção de texto científico, tendo por base o capítulo “Respeite os cinco princípios epistemológicos interdisciplinares” in Novo Manual de Investigação, de Gabriel Mithá Ribeiro. Enunciaram-se as principais características do texto científico (enquanto texto argumentativo de demonstração de uma tese a partir de argumentos) e exploraram-se boas práticas sobre como escolher um tema de investigação, com base em exemplos. 


Investigar em Estudos de Cultura e Comunicação

5 Fevereiro 2021, 09:30 Marta Pacheco Pinto

A sessão incidiu sobre o que significa investigar (produzir/construir conhecimento científico) e, mais concretamente, investigar no âmbito dos estudos de cultura e comunicação. Distinguiu-se opinião de pensamento crítico e exploraram-se outros princípios epistemológicos a observar na produção de texto científico, tendo por base o capítulo “Respeite os cinco princípios epistemológicos interdisciplinares” in Novo Manual de Investigação, de Gabriel Mithá Ribeiro. Enunciaram-se as principais características do texto científico (enquanto texto argumentativo de demonstração de uma tese a partir de argumentos) e exploraram-se boas práticas sobre como escolher um tema de investigação, com base em exemplos. 


Monitorização dos trabalhos de estágio e de ensaio

4 Fevereiro 2021, 11:00 Marta Pacheco Pinto

A aula decorreu a dois momentos. Num primeiro momento, a turma foi dividida em núcleos de trabalho temáticos (através das salas simultâneas do Zoom). A docente reuniu-se com os alunos-estagiários, que apresentaram os seus respetivos planos de trabalho e aproveitaram para colocar dúvidas. Os alunos-ensaístas, reunidos por tópicos de trabalho afins noutras salas simultâneas, leram, primeiro, um excerto do capítulo “Thinking like a researcher” - extraído de Rules for Writers (2016) - e, depois, discutiram com os seus pares os seus temas, ideias e planos de pesquisa. Num segundo momento, a turma reuniu-se na sala comum do Zoom para ouvir os resultados das discussões havidas entre os alunos-ensaístas nas salas simultâneas e de que modo esse brain storming os ajudou a delimitar ou melhorar o tema selecionado para a monografia.