Sumários

Discurso académico (características). Abstracts e palavras-chave

26 Fevereiro 2021, 09:30 Marta Pacheco Pinto

Para compreender o discurso académico como um universo plural de discursos, resultantes de diferentes tradições epistemológicas, explorou-se o contexto histórico da revolução científica em Inglaterra, no século XVII, como marco importante de uma mudança de paradigma na forma de conhecer e de escrever a realidade empírica: o homem deixa de estar no centro do conhecimento, dando lugar à realidade que lhe é exterior e que deveria ser veiculada da forma mais objetiva e imparcial possível. Foi este o ponto de partida para enumerar as principais características e diferenças entre o discurso académico de línguas portuguesa e inglesa, sendo o primeiro herdeiro da tradição escolástica. Analisaram-se, de seguida, estratégias retóricas para garantir a coesão de um qualquer discurso académico: marcadores discursivos (conetores e organizadores do discurso), modalidade epistémica e mecanismos enunciativos (estilo de discurso). Na segunda parte da sessão, sistematizaram-se as principais características de um abstract eficaz, tanto no âmbito do ensaio como no âmbito de um relatório de estágio curricular. Fizeram-se ainda recomendações quanto à seleção de palavras-chave. 


Aula de trabalho prático: “abstracts”

25 Fevereiro 2021, 11:00 Marta Pacheco Pinto

A primeira meia hora de aula foi dedicada à clarificação de dúvidas quanto a pesquisa bibliográfica, ao ensaio e aos relatórios de estágio. De seguida, de modo a familiarizar os alunos com as várias possibilidades que existem de abstracts (resumos), distinguiram-se resumos estruturados de não estruturados e apresentaram-se exemplos de resumos em formato de vídeo. Através do recurso às salas simultâneas Zoom, organizou-se a turma em três grupos de trabalho que, a partir da leitura de vários resumos não estruturados (tanto de artigos científicos como de relatórios de estágio curricular), tiveram como tarefa determinar os elementos que compõem um resumo. (Antecipou-se assim, através de trabalho prático de análise comparativa, a aula teórica sobre as características de um resumo não estruturado.) Na última meia hora de aula, discutiram-se os vários exemplos dados para análise, identificando a contextualização, o enquadramento teórico-metodológico, as conclusões e o contributo ou relevância do estudo como as componentes principais de um resumo. 


Metodologias e práticas

24 Fevereiro 2021, 17:00 Silvia Valencich Frota

Metodologias e práticas: código de boas condutas e boas práticas.


Metodologias e práticas

24 Fevereiro 2021, 15:30 Silvia Valencich Frota

Metodologias e práticas: código de boas condutas e boas práticas.


Metodologias e práticas

19 Fevereiro 2021, 15:30 Silvia Valencich Frota

Metodologias e práticas: plano de trabalho, referências.