Sumários

Em fase de rearranjos

20 Setembro 2019, 18:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Rearranjo de informação anteriormente disponibilizada a propósito de convidados em colaboração:

Ângela Orbay em Têxteis e Performance (3 sessões dedicadas a mulheres-artistas da Escola da Bauhaus) nos dias 8, 13 e 15 de Novembro de 2019; Mário Afonso, bailarino, coreógrafo e professor, sobre a sua última criação vaziopleno nos dias 29 de Novembro e 6 de Dezembro; Sara Anjo e Teresa Silva, bailarinas, coreógrafas e professoras, com o projecto Embodied Oracle, nos dias 11 e 13 de Dezembro de 2019.

Reajustamento de data de entrega do 1º teste.

 

·         Data de realização do 1º teste de avaliação: dia 30 de Outubro de 2019 (sala 2.13). Duração da prova com consulta: duas horas. O resultado e a correcção desta prova serão apresentados no dia 20 de Novembro de 2019. Houve um imponderável: o 3º dia de trabalho com Ângela Orbay.

·         Data de realização do 2º teste de avaliação: dia 20 de Dezembro de 2019 (sala 2.13). Duração da prova com consulta: duas horas.

·         Os resultados do 2º teste, sua correcção e toda a avaliação final de cada aluno serão apresentados e discutidos no dia 8 de Janeiro de 2020, em horário de aula.

 

 

 

Concluímos o visionamento do filme documental Bauhaus – Modell und Mythos e discutimos a qualidade do objecto cinematográfico.

 

Procuramos uma solução para que os alunos possam ter acesso ao volume de leitura recomendada de acesso muito oneroso.

 

Filme visionado:

Kerstin Stutterheim e Niels Bolbrinker, 2009, Bauhaus – Modell und Mythos, ARTE edition. 104 min., alemão e inglês.

 

Leitura recomendada

DROSTE, Magdalena, 1994, Bauhaus 1919-1933, Berlin: benedikt taschen.

 

 


Primeiros passos em direcção à Bauhaus

18 Setembro 2019, 18:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

TEORIA E ESTÉTICA DAS ARTES DO ESPECTÁCULO

 

TEORIA E ESTÉTICA DO TEATRO

 

ANO LECTIVO DE 2019-2020

 

PRIMEIRO SEMESTRE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anabela Mendes

 

 

 

Colaboração de convidados:

Ângela Orbay em Têxteis e Performance (3 sessões dedicadas a mulheres-artistas da Escola da Bauhaus) nos dias 8, 13 e 15 de Novembro de 2019; Mário Afonso, bailarino, coreógrafo e professor, sobre a sua última criação vaziopleno ainda sem datas escolhidas; Sara Anjo e Teresa Silva, bailarinas, coreógrafas e professoras, com o projecto Embodied Oracle. nos dias 11 e 13 de Dezembro de 2019..

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1º SEMESTRE

2019-2020

 

AULAS

16.9.2019 - 20.12.2019

 

AVALIAÇÕES

LANÇAMENTO DE NOTAS ATÉ 8.1.2020

 

ÉPOCA DE AVALIAÇÃO FINAL ALTERNATIVA

13.1.2020– 17.1.2020

 

 

 

 

 

 

TEORIA E ESTÉTICA DAS ARTES DO ESPECTÁCULO

 

TEORIA E ESTÉTICA DO TEATRO

 

 

 

Calendarização lectiva

Versão sempre em actualização

 

Horário: 4ªs e 6ªs das 18:00 às 20:00

Sala – 7.1

 

Recepção de alunos – 4ª feira das 15:00 às 16:00 (marcação prévia) na sala 2.2 ou em lugar alternativo.

 

 

SETEMBRO                                    4ª FEIRA                                          1ª Aula

 

18

 

Abertura

Optei por criar uma atmosfera de choque imediato em relação ao programa proposto, avançando com a apresentação do filme Bauhaus – Modell und Mythos (Bauhaus – modelo e mito) de 2009, dos realizadores Kerstin Stutterheim (professora de Ciências da Comunicação) e Niels Bolbrinker (realizador).

Perante um objecto documental e artístico, orientado por testemunhos de antigos alunos da Escola, em diferentes fases da sua existência teríamos estímulos necessários para introduzir o programa a partir da experiência de visionamento.

O documentário ainda não chegou ao fim. Vê-lo-emos novamente em conjunto e até que ele acabe. Interrogar-nos-emos a partir dos nossos pontos de vista sobre a matéria visualizada e que incide sobre um tempo que não vivemos, sobre uma realidade histórico-artística e política para a qual iremos despertar durante este semestre. Este filme é um possível cartão-de-visita para a construção de uma utopia artístico-pedagógica que se baseou em princípios democráticos, por vezes anarquistas, por vezes com inspiração vinda do exterior, por exemplo, através do Construtivismo soviético, mas que viveu uma experiência de grande tenacidade em nome de um ensino-aprendizagem baseado em ideais que procuravam expandir a Escola para lá das suas fronteiras físicas. Este projecto foi assinado em diferentes fases, em diferentes espaços (Weimar, Dessau, Berlim) por vários directores e suas equipas, sempre com a arquitectura como disciplina dominante, embora nunca se perdesse de vista a configuração e o contributo multidisciplinar de outras áreas do conhecimento como o teatro, a dança, a música, a cenografia, a pintura, a tecelagem, a cerâmica, a construção de objectos funcionais e adequados ao quotidiano de vida das pessoas. No processo de experimentação de cada um destes saberes integrava-se o conhecimento teórico que encontrava a sua funcionalidade na específica execução de projectos. A Bauhaus como Escola de Artes e Ofícios desempenhou uma função ímpar ao longo dos seus 14 anos de existência e sempre sujeita a tão conturbadas mudanças. Desejou ser auto-suficiente propondo-se criar a ponte entre o universo de produção e a sua multiplicação industrial. Os resultados não foram os melhores na época, também pelas convulsões políticas e pelo recrudescimento do Nacional-socialismo. Apesar disso foram os Bauhäusler (os alunos e os professores da Bauhaus) que se encarregaram de levar mundo fora (EUA, Israel, Noruega, Suécia, Finlândia, etc.) os frutos a que a árvore Bauhaus deu origem.

Da nossa perspectiva contemporânea seremos capazes de reconhecer, como bons observadores que somos, a importância do pensamento Bauhaus no que de melhor foi feito em muitas cidades do mundo ocidental. Mas não é exactamente dos belos e sóbrios edifícios que continham em si toda a luz possível e que os Bauhäusler disseminaram pelo mundo que nos iremos ocupar. A nossa atenção concentrar-se-á em disciplinas afins às artes de palco e em modalidades inspiradas na teoria e prática das artes plásticas. Música também.

 

De certo modo o filme que iremos ainda visualizar configurará aspectos do programa geral e os seus objectivos, focará metodologias de aprendizagem, apresentará o processo de avaliação e os seus comprometimentos.

Questões a considerar na prática lectiva e de estudo dos alunos: diversidade de cursos, criação de nexos entre a sala de aula e o fora da aula, aproveitamento de experiências de cada um a integrar no colectivo. Talvez possamos fazer saídas de campo integradas. Implementaremos uma ideia de uma comunidade experimental.

 

 

·         Data de realização do 1º teste de avaliação: dia 30 de Outubro de 2019 (sala…). Duração da prova com consulta: duas horas. O resultado e a correcção desta prova serão apresentados no dia 15 de Novembro de 2019, salvo se houver qualquer imponderável.

·         Data de realização do 2º teste de avaliação: dia 20 de Dezembro de 2019 (sala…). Duração da prova com consulta: duas horas.

·         Os resultados do 2º teste, sua correcção e toda a avaliação final de cada aluno serão apresentados e discutidos no dia 8 de Janeiro de 2020, em horário de aula.

 

 

Filme em visionamento

Kerstin Stutterheim e Niels Bolbrinker, 2009, Bauhaus – Modell und Mythos, ARTE edition. 104 min., alemão e inglês.

 

Leitura recomendada

DROSTE, Magdalena, 1994, Bauhaus 1919-1933, Berlin: benedikt taschen.