Sumários

Procura de identidade e significação - Convidado Mário Afonso

3 Dezembro 2015, 16:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

SAÍDA CÁ DENTRO

Presença em aula do bailarino, coreógrafo e professor Mário Afonso que nos elucidou sobre a sua experiência e reflexão com o corpo artístico partindo da não-relação nem sempre consciente com o corpo de cada um e com o efeito da presença do mesmo.

Mário Afonso apresentou o seu trabalho Framework (2008) em que demonstra a necessidade de a exposição do corpo nu requerer como companhia o discurso escrito. Este inscreve e sublinha nas acções o esvaziamento e o absurdo do corpo natural.

 

AFONSO, Mário 2006, Framework, DVD, 31 minutos


noBody de Sasha Waltz - uma coreografia sobre o sentimento de perda e renovação. Expansão do corpo a partir de invólucros visíveis e invisíveis.

1 Dezembro 2015, 16:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Revisionamento da primeira parte da coreografia noBody de Sasha Waltz e prossecução da mesma até ao fim, antecedida por conversa com os alunos sobre a inevitabilidade de se oferecer resistência àquilo que é novo e que mais do que compreensão exige uma relação emotiva.

 

Leituras recomendadas:

SAN PAYO DE LEMOS, Vera 2010, Entre a Luz e as Trevas – Variações sobre A Morte e A Donzela de Elfriede Jelinek in: Cinequanon, 02, Winter 2010, pp. 44-61 (versão em português e inglês).

SCHLAGENWERTH, Michaela 2008, NAHAUFNAHME SASHA WALTZ, Gespräche, Berlin: Alexander Verlag, p. 65. (Tradução em aula da reflexão de Sasha Waltz sobre a principal motivação que contribuiu para a criação desta sua coreografia)

WALTZ, Sasha 2007, Cluster, Berlin: Henschel Verlag, pp. 69-72. (Livro a circular entre os alunos)

 

DVD visionado:

WALTZ, Sasha & Guests, noBody, ARTHAUS MUSIK, 2011, 85 min. Com legendas em inglês, alemão, francês e espanhol.

 


Seguimento da linha de trabalho: invólucro sem corpo (Jelinek) versus corpo sem invólucro (Waltz)

26 Novembro 2015, 16:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Conclusão da entrega do 1º teste de avaliação de conhecimentos e últimos comentários que incluem o tratamento de imagens do enunciado.

 

Prossecução do trabalho de descoberta da construção de obra coreográfica por Sasha Waltz e seus bailarinos. Visionamento de noBody (2002), primeiros 35 minutos, parte última de um trípico realizado entre 2000 e 2002. Como alcançar o corpo metafísico como resposta a um corpo parcelado, a um corpo que não se escolhe mas que é o nosso?

 

DVD a visionar:

WALTZ, Sasha & Guests, noBody, ARTHAUS MUSIK, 2011, 85 min. Com legendas em inglês, alemão, francês e espanhol.


Entrega do 1º teste de avaliação de conhecimentos (1ª parte). Diálogo sobre a construção coreográfica de Sasha Waltz

24 Novembro 2015, 16:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Entrega do primeiro teste de avaliação de conhecimentos realizado pelos alunos com comentário personalizado. Esta acção (os últimos dez testes) será concluída no início da próxima aula, tendo em conta uma sobreposição urgente de trabalho impeditiva de conclusão desta avaliação. Aos alunos dei conhecimento da mesma.

 

Duplo visionamento conjunto de uma sessão de ensaio para o espectáculo Dialogue 06 – Radiale Systeme de Sasha Waltz, seus bailarinos, membros do agrupamento musical Akademie der Alte Musik, Solistenensemble Kaleidoskop e o Vocalconsort Berlin, no espaço de uma antiga fábrica de tratamento de águas em Berlim.

 

Reconhecimento de diálogo entre corpo e música (Purcell, Telemann, Vivaldi), a partir da estrutura interna de partituras musicais, na criação da coreografia. Integração do movimento mecânico e repetitivo na explosão do movimento livre desenhado como seu contraponto e continuação. Presença de outras artes (body painting, instalação) na concepção da coreógrafa. Habitabilidade de grandes espaços através do corpo dançante e repousante.

 

DVD visionado:

KRAMER, Brigitte, Sasha Waltz – A Protrait, ARTHAUS MUSIK, 2014,  Rehearsal, 22 min.

 

Endereços aconselhados:

http://www.radialsystem.de/rebrush/en/rs-radialsystem-v-das-dialogische-prinzip.php

 

http://www.radialsystem.de/rebrush/downloads/RADIALSYSTEM%20V_en_web.pdf


Invólucro sem corpo versus Corpo sem invólucro

19 Novembro 2015, 16:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Criação de um paradigma de transição entre o primeiro núcleo programático sobre Elfriede Jelinek e o conjunto de peças A Morte e a Donzela e o núcleo sobre dança proposto para Sasha Waltz e o seu projecto coreográfico – Invólucro sem corpo versus corpo sem invólucro.

Apresentação do filme Sasha Waltz – A Protrait de Brigitte Kramer.

 

DVD visionado:

KRAMER, Brigitte, Sasha Waltz – A Protrait, ARTHAUS MUSIK, 2014, 72 min.