Sumários

Uma trajectória para Gaspar de Peter Handke

22 Setembro 2016, 18:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Gaspar de Peter Handke: uma peça multifuncional e ao arrepio de uma perspectiva tradicional da dramaturgia contemporânea em língua alemã.

O arquivo de Gaspar:

- A história verdadeira de Kaspar Hauser (1812-1833), o adolescente que a sociedade rejeita porque ele é diverso, isto é, a sua presença e o seu comportamento estimulam a actividade pensativa e isso é perigoso.

- O ensaio Caspar Hauser – An Account – Individual kept in a dungeon, separated from all communication with the world, from early childhood to about the age of seventeen. Drawn up from legal documents by Anselm Feurbach, resident of one of the Bavarian Courts of Appeal, & etc.

- A peça de Peter Handke (1966-67), inspirada na documentação de Feuerbach, é construída como um exercício que contraria a fábula dramática, se apresenta contra a ficcionalidade e a capacidade imaginativa mas tem um protagonista.

- Gaspar possui um destino: ser aprendiz da linguagem e assim experimentar o mundo, mais o seu mundo do que o dos outros, porque o objectivo de se dirigir ao mundo não encontra resposta verdadeiramente plausível.

- A suposta positividade da aprendizagem não conduz o protagonista à vida e à sociabilização, contribuindo antes para a sua perda.

- Algumas das proposições de Ludwig Wittgenstein em Tratado Lógico-Filosófico com que Peter Handke se debate acerca do uso e função da linguagem.

- O filme de Werner Herzog, O Enigma de Kaspar Hauser (1974)

- O filme de François Truffaut, O menino selvagem (1970).

 

Comentámos as primeiras partes (divisões ordenadas por números) da obra e que constituem o preâmbulo da mesma antes da divisão em colunas de toda a peça e onde se conjugam as indicações cénicas, as falas de Gaspar e as dos seus pontos-tutores.

 

Um aluno voluntariou-se para demonstrar o exigente exercício didascálico que decorre da capacidade de leitura /audição das indicações escritas e da sua execução.

 

Leitura recomendada:

HANDKE, Peter 1974, Gaspar | Grito de Socorro, Tradução de Anabela Mendes, Colecção Teatro Vivo, Lisboa: Plátano Editora.

 

 

 


Abertura

20 Setembro 2016, 18:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Apresentação do programa e seus objectivos. Referência sumária a estratégias e metodologias de trabalho. Comentário à bibliografia e sitografia propostas. Breve mas assertiva exposição sobre o processo de avaliação. Algumas informações dedicadas ao assunto principal do programa: o diverso, o associado, o exposto.

 

Audição e visionamento de uma interpretação da obra Tocata e Fuga em Ré m BWV 565 de Johann Sebastian Bach por Karl Richter em órgão a propósito da condição de teatralidade presente na execução de outras artes que não a teatral.

https://www.youtube.com/watch?v=drD3ob2SYz8

 

Leituras recomendadas:

HANDKE, Peter 1974, Gaspar | Grito de Socorro, Tradução de Anabela Mendes, Colecção Teatro Vivo, Lisboa: Plátano Editora.

Este PDF corresponde ao texto do filósofo alemão Ludwig Feuerbach que privou com Kaspar Hauser e utilizou para a escrita do seu livro documentação original.

 

Endereços electrónicos sugeridos sobre Kasper Hauser:

https://en.wikipedia.org/wiki/Kaspar_Hauser

https://www.youtube.com/watch?v=geug75xNoAo

https://pt.wikipedia.org/wiki/L%27enfant_sauvage

https://www.youtube.com/watch?v=LKJf7I0LG-k#t=33.335458

https://www.youtube.com/watch?v=CVrY9GaQaB0

http://www.utero.biz/pt/

 

Espectáculo aconselhado:

Anne Teresa De Keersmaeker / Rosas & Ictus, Vortex Temporum

Grande Auditório da Culturgest, Quinta 29, Sexta 30 de Setembro às 21:30.

Duração: 1 hora

Bilhete: 5€

 

 

·         Data de realização do 1º teste de avaliação: dia 25 de Outubro de 2016 (duração da prova com consulta: duas horas). O resultado e a correcção desta prova serão apresentados no dia 17 de Novembro de 2016, salvo se houver qualquer imponderável.

·         Data de realização do 2º teste de avaliação: dia 15 de Dezembro de 2016 (duração da prova com consulta: duas horas).

·         Os resultados do 2º teste, sua correcção e toda a avaliação final de cada aluno serão apresentados e discutidos no dia 10 de Janeiro de 2017, em horário de aula.

·         A haver trabalhos individuais e/ou de grupo, como substituição do 2º teste, estes serão entregues impreterivelmente até dia 15 de Dezembro de 2016.