Sumários

Apresentação do programa e dos tópicos da disciplina

29 Janeiro 2020, 12:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO



Foi realizada, com o acordo dos alunos presentes na primeira aula, uma alteração pontual do horário de aulas.

A aula da próxima sexta-feira (31 de janeiro) não será lecionada, pois será substituída por uma palestra sobre um dos três tópicos do programa da disciplina: as relações interartísticas presentes na literatura brasileira contemporânea. A aula-palestra, organizada ad hoc para os alunos da disciplina e do seminário de mestrado "Literatura Brasileira", será realizada na terça-feira (4 de fevereiro), na Cave C2 (das 17:00h às 18:30h, aproximadamente).


Apresentação do programa 

Início do curso. Apresentação do programa e do processo de avaliação.

Breve panorama da literatura brasileira e introdução das linhas de força no cânone literário do Brasil contemporâneo.

Objectivos:

Pretende-se a aquisição de uma visão de conjunto da literatura brasileira dos séculos XX e XXI através da reflexão a respeito de temas, problemas e conceitos inerentes à escrita de certas obras e autores medulares. Por outro lado, estes tópicos são focados também desde a perspetiva de sintonia ou desencontro com os períodos artísticos e sociais em que se inscreveram. Nesta ordem de ideias, procura-se a compreensão do desenvolvimento dos processos literários contemporâneo e pós-moderno no Brasil e o aperfeiçoamento das capacidades de interpretação, de análise e de síntese.

Esta unidade curricular parte de uma perspetiva interdisciplinar e utiliza uma metodologia eclética.

Conteúdos:

O programa pretende determinar um percurso aprofundado e uma reavaliação e revisão da literatura brasileira dos séculos XX e XXI, a partir da reflexão a respeito de três tópicos críticos basilares, assim como através da leitura e da análise de certos textos, linhas temáticas e autores representativos.

1) Pensar o Brasil moderno: utopia e distopia nos retratos rurais e urbanos.

2) Repensar as potencialidades da literatura: expressão híbrida e contaminação interartística.

3) Reinventar os brasis: as (re)escritas da identidade e da alteridade a respeito dos diversos referentes culturais.

Além das três obras de leitura obrigatória (S. Bernardo, de Graciliano Ramos, Toda poesia, de Paulo Leminski e Diário da queda, de Michel Laub), no início de cada bloco temático será fornecida aos alunos (disponibilizada na página da disciplina na Plataforma de e-learning da UL) uma antologia de textos literários e teóricos destinada a ilustrar e problematizar os referidos tópicos.

Critérios de avaliação:

Segundo os critérios indicados no Regulamento Geral de Avaliação, aplica-se o regime de avaliação contínua. Dentro destas coordenadas, a organização das aulas é teórico-prática. Tendo em conta a propagação do vírus COVID-19 e o plano de contingência da ULisboa, alguns dos elementos de avaliação e as datas fixadas no âmbito do processo de avaliação da disciplina não se revelaram exequíveis. Consequentemente, em função da evolução dos acontecimentos, foi necessário introduzir alterações na avaliação. A avaliação será realizada a partir de cinco elementos obrigatórios: assiduidade e participação (5%), dois trabalhos realizados pelos alunos durante o período inicial de suspensão das aulas (20%), um trabalho final individual e escrito (25%), um primeiro exercício escrito (25%) e um segundo exercício escrito (25%).

O tema do trabalho final, individual e escrito (5 páginas, Times New Roman, espaçamento 1,5) deve ser acordado entre o aluno e a professora durante o primeiro mês do semestre. Aqueles alunos que não acordaram o tema com a professora ou que, devido ao encerramento das bibliotecas não têm acesso aos livros inicialmente escolhidos, devem escolher uma das três obras disponibilizadas na Plataforma Moodle para a realização do referido trabalho. O trabalho deverá incluir uma seção final designada “Bibliografia” que incluirá, por sua vez, três referências de obras – monografias científicas, artigos académicos ou histórias da literatura brasileira, entre outros – que devem ser selecionadas ad hoc, consultadas e citadas ao longo do trabalho. Datas de entrega dos trabalhos: 6 de maio.

O primeiro exercício escrito e presencial foi marcado para o dia 17 de abril de 2020 e o segundo para o dia 6 de maio de 2020.


Bibliografia:

 

LAUB, Michel (2013): Diário da queda (Lisboa: Tinta da China, Col. ‘Ficção de Língua Portuguesa’).

LEMINSKI, Paulo (2013): Toda poesia (São Paulo: Companhia das Letras).

RAMOS, Graciliano (2005): S. Bernardo (Lisboa: Livros Cotovia, Col. ‘Curso Breve de Literatura Brasileira’, 5).

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AA.VV. (1999): Literatura e identidades (Rio de Janeiro: UERJ).

AA.VV. (2013): O futuro pelo retrovisor: inquietudes da literatura brasileira contemporânea (Rio de Janeiro: Rocco).

CRISTOVÃO, Fernando (1998): Graciliano Ramos: estruturas e valores de um modo de narrar (Lisboa: Cosmos [4ª ed.]).

DALCASTAGNÈ, Regina (2005): Entre fronteiras e cercado de armadilhas: problemas da representação na narrativa brasileira contemporânea (Brasília: Universidade de Brasília).

MOISÉS, Massaud (1983): A criação literária: prosa (São Paulo: Cultrix [2ª ed.]).

SECCHIN, Antonio Carlos (2003): Escritos sobre poesia e alguma ficção (Rio de Janeiro: EDUERJ).

STEGAGNO-PICCHIO, Luciana (1997): História da literatura brasileira (Rio de Janeiro: Nova Aguilar).

 

Horário de atendimento aos alunos:

Acompanhamento por e-mail. Sessões de atendimento/acompanhamento em horário fixo – todas as quartas-feiras das 10:00h às 12:00h (sujeito a marcação prévia) – ou marcadas individualmente com os alunos.

Observações:

Os estudantes-trabalhadores deverão contactar o professor durante a primeira semana de aulas para planificação conjunta das actividades a desenvolver e do acompanhamento necessário.