Sumários

Primeiro exercício escrito e individual

17 Abril 2020, 12:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Prova de avaliação de conhecimentos realizada durante a aula, através da Plataforma Zoom.
Exercício de análise crítica e individual da função e da originalidade do narrador ‘não confiável’ de S. Bernardo e da representação do espaço no referido romance.


O emigrante judeu na Literatura Brasileira do Século XX: a dialética entre o terror e o desconhecido

15 Abril 2020, 12:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

“Emigrar para quê? E ser livre para quê?” (Vilém Flusser). A dialética entre o terror e o desconhecido. A impossibilidade de narrar.

Análise do conto «O Profeta», de Samuel Rawet. A consciência do hiato entre o horror do extermínio e a vida quotidiana no Brasil. O estranhamento intrasponível do protagonista: a condição aporística do sobrevivente e o carácter lacunar dos relatos dos sobreviventes (Agamben). A ambiguidade da denominação do profeta e a dimensão ética do conto. O terrível retrato da adaptação: a obtenção de bem-estar material filtrada através da imagem grotesca e convencional da ‘fartura’.

Análise complementar do conto «Na minha suja cabeça o Holocausto», de Moacyr Scliar. A (im)possibilidade da catarse relativamente às narrativas da Shoah (Adorno). O trauma do protagonista infantil.

A aula foi lecionada através da Plataforma Zoom.

Bibliografia:

ADORNO, Theodor W. (2001): Minima moralia (Lisboa: Edições 70).

AGAMBEN, Giorgio (2008): O que resta de Auschwitz (São Paulo: Boitempo Editorial).

FLUSSER, Vilém. (2003): The Freedom of the Migrant (Urbana, Chicago and Springfield: University of Illinois Press).

HEINEBERG, Ilana (2011): “Dois olhares sobre a Shoah na literatura brasileira” in WebMosaica, 3, pp. 117-129.

KIRSCHBAUM, Saul (2000): Samuel Rawet: Profeta da alteridade. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas da Universidade de São Paulo. Disponível em:

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8152/tde-02052002-160552/pt-br.php

NÉSTOR, Canclini (1998): Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade (São Paulo: Edusp [2.ed]).

PIRES, Maria Isabel Edom e CURY, Maria Zilda Ferreira (2017): “O profeta de Samuel Rawet: moldura narrativa, corte cinematográfico e técnica expressionista” in Scripta, 21, pp. 274-294.

 


A centralidade da "estesia migrante" na ficção brasileira contemporânea

3 Abril 2020, 12:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A "estesia migrante" ou "sensibilidade migratória" (P. Ouellet): a emancipação da identidade primeira, a mudança identitária e as formas de apreensão do Outro e da própria diferença experimentadas pelas personagens migrantes na literatura contemporânea. A diversidade e complexidade da "literatura migrante" no Brasil. A centralidade e especificidade da "literatura migrante" nas literaturas americanas: a reflexão sobre a migração e a errância, a reescrita de certos mitos nacionais e a redescoberta das relações interculturais.O caráter transnacional da "literatura migrante".O topoi da Queda na "literatura migrante" brasileira contemporânea. Análise inicial do relato "O profeta", de Samuel Rawet.
A aula foi lecionada através da Plataforma Zoom.

Bibliografia:

DALCASTAGNÈ, Regina. 2005. Entre fronteiras e cercado de armadilhas: problemas da representação na narrativa brasileira contemporânea. Brasília: Universidade de Brasília.

FLUSSER, Vilém. (2003): The Freedom of the Migrant (Urbana, Chicago and Springfield: University of Illinois Press).

OLIVIERI-GODET, Rita."Extraños extranjeros. Poética de la alteridad en la narrativa contemporánea brasileña" in Revista 2384, 3, 54-70:

http://issuu.com/marckovak/docs/2384-n3 [15 junio 2013].


A literatura migrante

1 Abril 2020, 12:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

O 'princípio de mistura' presente no Romantismo e no Modernismo brasileiros. A representação da figura do migrante.
O aparecimento da 'literatura migrante' no Brasil. Breve leitura e análise do texto «Imigrantes na literatura brasileira contemporânea», de Luiz Ruffato (2013). A delimitação teórica do termo "literatura migrante" (Simon Harel e Pierre Ouellet).
A aula foi lecionada através da Plataforma Zoom.

Bibliografia:

DALCASTAGNÈ, Regina. 2005. Entre fronteiras e cercado de armadilhas: problemas da representação na narrativa brasileira contemporânea. Brasília: Universidade de Brasília.

DONATO, Hernâni. 2000. Brasil 5 séculos. São Paulo: Academia Lusíada de Ciências, Letras e Artes.

OUELLET, P. (2003): L’ Esprit migrateur: essai sur le non-sens commun (Montréal: BLV).


Análise dos procedimentos da escrita de Paulo Leminski

27 Março 2020, 12:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A partir da leitura da antologia de Paulo Leminski e do estudo de R. Silva deve ser realizada uma breve trabalho de análise crítica e individual – todas as informações para a realização dos trabalhos foram disponibilizadas através de e-mail e da plataforma Moodle no dia 11 de março.

A fim de facilitar a elaboração dos trabalhos propostos para o período de suspensão das aulas, o prazo de entrega dos trabalhos de "Tópicos da Literatura Brasileira" foi prorrogado até 3 de abril.

As sessões da disciplina serão realizadas, a partir do dia 1 de abril, no horário normal – quartas e sextas, das 12h às 14h – online, através da pataforma Colibri.
Não houve contacto presencial com os alunos.