Sumários

A experiência de estranhamento e simultaneidade na perceção concretista da cidade

14 Fevereiro 2020, 12:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Análise (inicial) do poema “Cidade-city-cité” de Augusto de Campos. A experiência de estranhamento e a evocação do caos urbano presentes no poema.

A organização dinâmica do poema concreto.

O poema ideográfico: a distinção estabelecida por Apollinaire entre a compreensão sintético-ideográfica e a analítico-discursiva. A proposta de ‘ideograma poético’ de Ezra Pound.

Bibliografia:

AGUILAR, Gonzalo (2005): Poesia concreta brasileira: as vanguardas na encruzilhada modernista (São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo).


A neovanguarda e o retrato poético da megalópole

12 Fevereiro 2020, 12:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

As neovanguardas: o Concretismo.

A especificidade do poético e a crise do verso. As relações entre o poeta, a palavra e o mundo no espaço urbano: a experiência da alienação da metrópole (Baudelaire) e a crise irreversível do verso. Breve análise dos poemas «Albatroz», de Baudelaire e «Poema das sete faces», de Carlos Drummond de Andrade.

A paisagem tecnológica moderna e a recusa do sublime.

Os processos reguladores da poesia concreta. As duas intuições fundamentais dos poetas concretos na procura de estruturas alternativas ao verso e aos ‘laços lógicos da linguagem’: a compreensão sintético-ideográfica e a dimensão ‘verbivocovisual’ do novo signo poético.
A distinção proposta por Apollinaire entre a organização linguística linear e a constelar e a compreensão analítico-discursiva e a sintético-ideográfica. O ready made poético e a integração de discursos apoéticos. A poesia concreta e a adopção de padrões não-verbais (do outdoor e do cartaz) e da linguagem publicitária. Análise do poema «Beba Coca Cola», de Décio Pignatari.
A influência de Joyce: a negação da perceção automatizada e a proposta de um novo signo ‘verbivocovisual’.

Bibliografia: 

AGUILAR, Gonzalo (2005): Poesia concreta brasileira: as vanguardas na encruzilhada modernista (São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo).

CAMPOS, Augusto de; PIGNATARI, Décio; CAMPOS, Haroldo de (1965): Teoria da poesia concreta: textos críticos e manifestos 1950-1960 (São Paulo: Atelier Editorial).


Os retratos modernistas da nova identidade urbana brasileira

7 Fevereiro 2020, 12:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A ironia e a sátira nos retratos modernistas do provincianismo burguês: leitura e breve análise de um excerto do poema «Ode ao burguês», de Mário de Andrade e de um capítulo das Memórias sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade.

A urbanização da cidade e a oposição Natura/Cultura presente na escrita modernista: breve análise do poema «Jardim da Luz», de Oswald de Andrade.

A migração e o preconceito racial nas urbes industriais do Brasil: breve análise do poema «Guararapes», de Oswald de Andrade.

O relativismo cultural e a revisão crítica da identidade: breve análise do poema «Erro de português», de Oswald de Andrade.

O 'abrasileiramento' da língua literária: breve análise do poema «Pronominais», de Oswald de Andrade.

Bibliografia:

AA. VV. (2005): As aves que aqui gorjeiam – A poesia do Romantismo ao Simbolismo. Antologia organizada e apresentada por Paulo Franchetti (Lisboa: Cotovia).

HELENA, Lucia (1986): Modernismo brasileiro e vanguarda (São Paulo: Editora Ática).


A renovação modernista da literatura brasileira

5 Fevereiro 2020, 12:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Foi marcada a aula de reposição no dia 27 de fevereiro, das 18h-20h, na sala 5.2.

O nacionalismo e a reflexão sobre a identidade brasileira na literatura oitocentista. O Romantismo e a 'cor local'.

As mudanças sociais e urbanas na cidade de São Paulo e a necessidade de um novo olhar artístico. O aggiornamento da identidade brasileira e da 'cor local'.

As caraterísticas basilares da proposta literária modernista.

Leitura e breve análise do poema  «Agente», de Oswald de Andrade.

Bibliografia:

AA. VV. (2005): As aves que aqui gorjeiam – A poesia do Romantismo ao Simbolismo. Antologia organizada e apresentada por Paulo Franchetti (Lisboa: Cotovia).

HELENA, Lucia (1986): Modernismo brasileiro e vanguarda (São Paulo: Editora Ática).


A singularidade da obra de Graciliano Ramos

31 Janeiro 2020, 12:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

(Aula de reposição 28/02)
A posição de Graciliano Ramos: um gigantesco 'outsider' na geração de '30. A questão do engajamento e do romance como mecanismo de pesquisa de universos morais possíveis e de reflexão sobre a condição humana. A pesquisa linguística e a interrogação permanente das possibilidades formais da literatura.

A criação de uma escrita universal a partir do regional na obra de Graciliano Ramos.

A interdependência entre as duas posições literárias de Graciliano Ramos: a figura do realizador de um documentário ao modo dos neo-realistas e do animador do psicologismo em certas linhas extremas

A conceção pessimista das relações humanas.

A criação de um 'herói' moderno: solitário e frustrado.