Sumários
Avaliação da disciplina
8 Maio 2020, 12:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Consulta das provas finais e escritas. Esclarecimento de dúvidas relativas à avaliação e à realização dos trabalhos finais. A aula foi lecionada através da Plataforma Zoom.
EXAME DE JUNHO DE TÓPICOS DA LITERATURA BRASILEIRA: SÉCULOS XX E XXI
O exame será um teste escrito de respostas abertas com consulta realizado por videoconferência, pois esta modalidade permite o acompanhamento da sessão pela docente e o esclarecimento de dúvidas.
O teste será realizado no dia 3 de junho, das 12:00h às 14:00h por videoconferência. Uma vez recebida a lista dos alunos que realizarão o teste, a professora enviará aos alunos inscritos o link. Na data e hora combinada (3 de junho, às 12:00h), a docente fará chegar o enunciado aos alunos inscritos e presentes na videoconferência. Os estudantes deverão enviar as suas respostas por e-mail (alvateixeiro@campus.ul.pt) até ao termo da reunião (3 de junho, às 14:00h). A resposta pode ser enviada em formato editável (.doc) ou não editável (.pdf, .jpeg).
Para a realização da referida prova é permitida a consulta das obras estudadas durante o semestre – S. Bernardo, Toda poesia e Diário da queda – e dos apontamentos ou de textos académicos sobre as obras. No entanto, as respostas devem ser pessoais e críticas, não podendo limitar-se à reprodução, resumo ou paráfrase dos apontamentos ou de teorias, ideias e exercícios de análise divulgados em textos académicos ou em páginas na internet. Na avaliação da prova será utilizada uma ferramenta de deteção de plágio que compara os documentos que lhe são submetidos com um extenso repositório de informação, incluindo textos disponíveis noutras línguas. Igualmente, se for caso disso, a avaliação será realizada de modo comparativo, por forma a verificar que os alunos não partilharam informação durante a prova e que duas provas não apresentam respostas muito semelhantes – isto é, que não apresentam ideias, argumentos e/ou exemplos análogos ou muito parecidos. O plágio implica, no mínimo, a anulação da prova.
A prova será composta por duas partes.
Em cada uma das partes será proposto um excerto de um texto teórico sobre um tema ligado a um dos dois romances ou à antologia poética – por exemplo, no caso de S. Bernardo ou Diário da queda, poderia ser proposto um breve texto teórico sobre as caraterísticas do narrador não confiável ou, no caso de Toda poesia, um breve texto teórico sobre as caraterísticas da poesia contemporânea. A partir das informações fornecidas nesse texto académico, os alunos devem explicar e demonstrar o modo como esse tema, assunto ou caraterística está presente no romance ou na antologia poética, mencionando e citando exemplos concretos do livro.
Segundo exercício escrito e individual
6 Maio 2020, 12:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Prova de avaliação de conhecimentos realizada durante a aula, através da Plataforma Zoom.
Exercício de análise crítica e individual das caraterísticas do narrador protagonista de
Diário da queda e do caráter renovador dos diários que integram o referido romance.
A identidade, a memória e o trauma no romance Diário da queda
29 Abril 2020, 12:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A impossibilidade da memória: a figura do pai e a doença. O simbolismo do Alzheimer no romance.
A atualização crítica da memória: a figura do neto, verdadeiro depositário da memória. A função da escrita no romance.
A evolução dos personagens e as múltiplas ‘quedas’ presentes na obra.
A representação literária do trauma: a estrutura e a discursividade na obra.
A aula foi lecionada através da Plataforma Zoom.
Bibliografia:
DALCASTAGNÈ, Regina (2005): Entre fronteiras e cercado de armadilhas: problemas da representação na narrativa brasileira contemporânea (Brasília: Universidade de Brasília).
MOISÉS, Massaud (1983): A criação literária: prosa (São Paulo: Cultrix [2ª ed.]).O memorialismo e a autoficção em Diário da queda de Michel Laub
24 Abril 2020, 12:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A presença de uma certa projeção do eu no romance: a história familiar, a trasnsmissão de valores e a vivência do trauma.
O trauma, a memória e o dever de memória: as problemáticas relações entre o diário do avô e É isto um homem? de Primo Levi.
A representação da memória e do trauma: a figura in absentia do avô. O sentimento de identidade. O estranhamento a respeito da realidade presente nos seus diários. A ausência de sentimentos nos seus diários.
A aula foi lecionada através da Plataforma Zoom.
Bibliografia:
LEWIN, Helena (2009): Judaísmo e modernidade: suas múltiplas inter-relações (Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais). Disponível online:
https://books.google.com.br/books/about/Juda%C3%ADsmo.html?id=h8orAAAAYAAJ&hl=pt-PT
MOISÉS, Massaud (1983): A criação literária: prosa (São Paulo: Cultrix [2ª ed.]).
O memorialismo e a autoficção em Diário da queda de Michel Laub
22 Abril 2020, 12:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
As marcas do autobiográfico no romance: a história familiar, a trasnsmissão de valores e a vivência do trauma. A autobiografia, o romance autobiográfico e a 'escrita do eu'.
O judaísmo nas obras dos autores brasileiros segundo a divisão estabelecida por Flávio Moreira da Costa: a divisão entre os autores que respeitam as tradições do seu povo e as tornam matéria literária (Moacyr Scliar) e os autores que negam essa matriz cultural (Samuel Rawet).
O romance de formação Diário da queda. O tema da Queda no romance: o valor simbólico da queda e a vivência da culpa do adolescente narrador-protagonista.
A aula foi lecionada através da Plataforma Zoom.
Bibliografia:
LEJEUNE, Philippe (2014): O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet (Belo Horizonte: UFMG [2ª ed.]).
LEWIN, Helena (2009): Judaísmo e modernidade: suas múltiplas inter-relações (Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais). Disponível online:
https://books.google.com.br/books/about/Juda%C3%ADsmo.html?id=h8orAAAAYAAJ&hl=pt-PT
MOISÉS, Massaud (1983): A criação literária: prosa (São Paulo: Cultrix [2ª ed.]).