Sumários

Avaliação da disciplina

14 Maio 2021, 12:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Consulta do teste.
Esclarecimento de dúvidas relativas à avaliação e à nota final da disciplina (todos os alunos presentes na sessão foram informados das suas notas finais da disciplina).


Segundo teste de "Tópicos de Literatura Brasileira: Século XIX"

10 Maio 2021, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Segundo teste de "Tópicos de Literatura Brasileira: Século XIX"

Prova (individual e escrita) de avaliação de conhecimentos.


A poética parnasiana e a poética simbolista

7 Maio 2021, 12:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

O Parnasianismo e o Simbolismo: uma reação às formas menos disciplinadas da poesia romântica mais livre e uma reação contra o Naturalismo e o Realismo, respetivamente.
Leitura e breve análise dos poemas «Vaso chinês», de Alberto de Oliveira, «Profissão de fé», de Olavo Bilac e «Antífona», de Cruz e Sousa.
Bibliografia:

AA. VV. (2005): As aves que aqui gorjeiam: a poesia do romantismo ao simbolismo. Paulo Franchetti (Org.) (Lisboa: Cotovia).



A reflexão sobre a essência e a existência na obra de Machado de Assis

3 Maio 2021, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Breve análise dos contos "Teoria do medalhão" e "O espelho": a tensão entre a essência e a existência.

O pessimismo machadiano e o exame da condição humana na obra do autor.
Análise dos diversos sentidos do capítulo «Os vermes»: a precariedade e efemeridade da condição humana, a ambígua evocação dos temas do castigo e da cura, o hermetismo dos livros e a possível configuração das memórias como enigma.

Bibliografia:

BAPTISTA, Abel Barros (1991): Em nome do apelo do nome (Lisboa: Litoral).
TURNER, Doris (1976): "A Clarification of some "Strange" Chapters in Machado's Dom Casmurro", Luso-Brazilian Review, vol. 13, n. 1, pp. 55-66. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/3512715?seq=1#metadata_info_tab_contents


O questionamento da figura (realista) da mulher adúltera: a ambígua caraterização de Capitu

30 Abril 2021, 12:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Os "olhos de ressaca": a negação do sensualismo e da corporalidade caraterísticas do Realismo/Naturalismo.

As coinciências e as divergências existentes entre o complexo retrato de Capitu e o tipo da jovem humilde dominada pela vontade de ascensão social. O modo como Capitu "opta por não optar" (Gledson). A divergência entre os princípios do Realismo e a ambígua caraterização da protagonista: o questionamento da figura da mulher adúltera, presente nalgumas das grandes obras do realismo europeu.

O pessimismo machadiano: a interpenetração da crítica social e de uma trágica visão da vida. As fontes do pessimismo de Machado de Assis: Pascal e as ideias da finitude, a morte e o sentido da vida. O capítulo do delírio de Brás Cubas.

 

Bibliografia:

AA.VV. (1998): Machado de Assis: uma revisão. Orgs. Antonio Carlos Secchin, José Maurício Gomes de Almeida, Ronaldes de Melo e Souza (Rio de Janeiro: In-Fólio).

PASSOS, José Luiz (2000): "Realism and moral reasoning: an analysis of Machado de Assis criticism of Eça de Queiróz", "Estudos portugueses e africanos", 36: 5-20.