Sumários
O retrato de Capitu
26 Abril 2021, 11:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A importância do retrato de Capitu do ponto de vista estrutural: a duplicação da ambiguidade do enredo na caraterização da protagonista.
A tendenciosidade presente no plano da enunciação: o gradativo e subtil desenho negativo do carácter da protagonista. Os "olhos de cigana oblíqua e dissimulada" e "os olhos de ressaca". A emergência do estranho no capítulo XXXII: a força escura e o poder de atração fatal de Capitu. O anúncio do 'naufrágio' de Bento presente na imagem dos olhos de ressaca. A duplicação da imagem no capítulo CXXIII: o velório de Escobar, os "olhos de ressaca" e os "olhos de viúva".
Bibliografia:
AA.VV. (2008): Capitu (Rio de Janeiro: Casa da Palavra).
Análise comparatista de Dom Casmurro e Capitu
23 Abril 2021, 12:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Análise comparatista do primeiro capítulo de Capitu, adaptação realizada pelo diretor Luiz Fernando Carvalho a partir do romance Dom Casmurro. A adaptação foi escrita por Euclydes Marinho com a colaboração de Daniel Piza, Luis Alberto de Abreu e Edna Palatnik.
Análise comparatista do simbolismo do universo cenográfico. A visão de Luiz Fernando Carvalho sobre a obra machadiana. A importância e caraterização, baseada na técnica do claro-escuro, do narrador, Dom Casmurro.
https://www.youtube.com/watch?v=k1V-gIWZwgQ
Bibliografia:
AA.VV. (2008): Capitu (Rio de Janeiro: Casa da Palavra).
A relação intertextual de Dom Casmurro com Otelo
19 Abril 2021, 11:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Análise do capítulo CXXXV "Otelo". A distorcida interpretação de Bento da representação de
Otelo.
A dúvida atroz relativamente ao conflito íntimo de Bento. A forma audaz e a narrativa sistematicamente equívoca (Roberto Schwartz).
Santiago, Silviano (2000): "Retórica da verossimilhança" in Uma literatura nos trópicos. Ensaios sobre a dependência cultural (Rio de Janeiro: Rocco). Schwartz, Roberto (1991): "A poesia envenenada de Dom Casmurro" Novos estudos, 29, pp. 85-97 [Disponível online].
A complexa construção ficcional de Dom Casmurro (como narrador) e de Bento Santiago (como personagem)
16 Abril 2021, 12:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A aparente inocência e ingenuidade do narrador Dom Casmurro
A erudição de Dom Casmurro e a ausência de referências à ficção contemporânea nas suas memórias. O estatuto da ficção entre os homens da ‘boa sociedade’ carioca do século XIX. A função das memórias em Dom Casmurro.
Discussão e interpretação do problemático retrato do protagonista, Bento Santiago. Os ciúmes, o egocentrismo e o rancor.
Bibliografia:
GLEDSON, John (1984): The Deceptive Realism of Machado de Assis. A Dissenting Interpretation of Dom Casmurro (Liverpool: Francis Cairns).
O pessimismo machadiano e a reescrita do tópico do Theatrum Mundi
12 Abril 2021, 11:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A importância das digressões na obra machadiana: a aparente ingenuidade como
escritor de Dom Casmurro.