Sumários
A 'ficção da língua' em Iracema
1 Março 2021, 11:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A polémica sobre a linguagem literária de Iracema.
O estranhamento provocado pela linguagem literária do romance: a proposta de uma linguagem de ficção e, ao mesmo tempo, de uma ficção da língua.
As notas de rodapé: o reforço do vínculo entre ficção e história nacional.
A proposta de classificação da obra romanesca de Alencar, presente em “Bênção paterna”
26 Fevereiro 2021, 12:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A (auto)análise da produção alencarina apresentada em “Bênção paterna”, prefácio do romance Sonhos d’ouro. A sistematização e a classificação orgânica dos romances de Alencar.
A organização da produção romanesca do autor em três fases: os romances da fase primitiva, os romances do período histórico e os romances contemporâneos. O nacionalismo alencarino: a defesa da necessidade de produzir uma literatura que retratasse o Brasil e o povo brasileiro.
A importância da recepção na obra de Alencar: breve análise das funções do prólogo, do epílogo e das notas de rodapé (linguísticas) no romance Iracema.
Bibliografia:
BOCCALINI, Giulia (2010): Iracema: la prosa poética di José de Alencar (Roma: Facoltà di Lettere e Filosofia, Sapienza Università di Roma) [Tese disponível na biblioteca da FLUL]
LEAL, Tito Barros (2014): Poetizando a história nacional: ficcionalização da história e método historiográfico em José de Alencar. (Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). [Tese de Doutoramento em História (História e Cultura do Brasil) disponível em:
O romance brasileiro oitocentista: o nascimento e formação do romance brasileiro
22 Fevereiro 2021, 11:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A ascensão do romance no Brasil a partir da década de 1840.
Caraterísticas das obras pioneiras e qualidades atraentes para o público leitor. Linhas de força no romance brasileiro do século XIX.
A consolidação definitiva do género com as obras de José de Alencar e a sua preocupação com questões fundamentais como a definição de um novo género eficaz para sondar e divulgar a imagem do país.
Bibliografia:
|
CANDIDO, António (s/d.): Formação da Literatura Brasileira (Momentos Decisivos) (São Paulo: Martins [4ª ed.], 2 vol.). MARCO, Valéria de (1993): A perda das ilusões: o romance histórico de José de Alencar (São Paulo: FTD). |
O indianismo: “I-Juca-Pirama” de Gonçalves Dias
19 Fevereiro 2021, 12:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Leitura e análise de excertos do poema “I-Juca-Pirama” de Gonçalves Dias.
O projeto épico-dramático de “I-Juca-Pirama”: a integração da dimensão oral através da rememoração do velho indígena.
A estrutura melódica e os movimentos determinados pela variação de ritmo. A configuração plástica e musical do poema: uma experiência de poesia ‘em movimento’ romântica (o oposta ao equilíbrio estável da poesia neoclássica).
A fundamentação etnográfica.
A complexidade psicológica e sentimental do poema.
Bibliografia:
GOMES NETO, Darcy (1982): O indianismo na poesia brasileira: contradições ideológicas (do arcadismo ao modernismo) (Rio de Janeiro: PUC).
GOMES, A. C. & VECHI, C. A. (1992): A estética romântica (São Paulo: Atlas).