Sumários

A 'ficção da língua' em Iracema

1 Março 2021, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A polémica sobre a linguagem literária de Iracema

O estranhamento provocado pela linguagem literária do romance: a proposta de uma linguagem de ficção e, ao mesmo tempo, de uma ficção da língua.

As notas de rodapé: o reforço do vínculo entre ficção e história nacional.


A proposta de classificação da obra romanesca de Alencar, presente em “Bênção paterna”

26 Fevereiro 2021, 12:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A (auto)análise da produção alencarina apresentada em “Bênção paterna”, prefácio do romance Sonhos d’ouro. A sistematização e a classificação orgânica dos romances de Alencar.

A organização da produção romanesca do autor em três fases: os romances da fase primitiva, os romances do período histórico e os romances contemporâneos. O nacionalismo alencarino: a defesa da necessidade de produzir uma literatura que retratasse o Brasil e o povo brasileiro.

A importância da recepção na obra de Alencar: breve análise das funções do prólogo, do epílogo e das notas de rodapé (linguísticas) no romance Iracema.

 

Bibliografia:

BOCCALINI, Giulia (2010): Iracema: la prosa poética di José de Alencar (Roma: Facoltà di Lettere e Filosofia, Sapienza Università di Roma) [Tese disponível na biblioteca da FLUL]

LEAL, Tito Barros (2014): Poetizando a história nacional: ficcionalização da história e método historiográfico em José de Alencar. (Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). [Tese de Doutoramento em História (História e Cultura do Brasil) disponível em:

http://aleph18.sibul.ul.pt/F/8LKHCENLVS9F7DEDJC7HHQMKYYP4GL74ILN8NF4JHSYQ49QNU5-44814?func=item-global&doc_library=ULB01&doc_number=000736531&year=&volume=&sub_library=ULB53]

 




O romance brasileiro oitocentista: o nascimento e formação do romance brasileiro

22 Fevereiro 2021, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A ascensão do romance no Brasil a partir da década de 1840.

Caraterísticas das obras pioneiras e qualidades atraentes para o público leitor. Linhas de força no romance brasileiro do século XIX.

A consolidação definitiva do género com as obras de José de Alencar e a sua preocupação com questões fundamentais como a definição de um novo género eficaz para sondar e divulgar a imagem do país.

 

Bibliografia:

 

CANDIDO, António (s/d.): Formação da Literatura Brasileira (Momentos Decisivos) (São Paulo: Martins [4ª ed.], 2 vol.).

MARCO, Valéria de (1993): A perda das ilusões: o romance histórico de José de Alencar (São Paulo: FTD).



O indianismo: “I-Juca-Pirama” de Gonçalves Dias

19 Fevereiro 2021, 12:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Leitura e análise de excertos do poema “I-Juca-Pirama” de Gonçalves Dias.

O projeto épico-dramático de “I-Juca-Pirama”: a integração da dimensão oral através da rememoração do velho indígena.

A estrutura melódica e os movimentos determinados pela variação de ritmo. A configuração plástica e musical do poema: uma experiência de poesia ‘em movimento’ romântica (o oposta ao equilíbrio estável da poesia neoclássica).

A fundamentação etnográfica.

A complexidade psicológica e sentimental do poema.

 

Bibliografia:

GOMES NETO, Darcy (1982): O indianismo na poesia brasileira: contradições ideológicas (do arcadismo ao modernismo) (Rio de Janeiro: PUC).

GOMES, A. C. & VECHI, C. A. (1992): A estética romântica (São Paulo: Atlas).




Férias de Carnaval

15 Fevereiro 2021, 11:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Férias de Carnaval