Sumários

Mundos possíveis (3)

1 Junho 2017, 18:00 Ricardo Santos

A crítica de Quine às modalidades. A alegada violação da lei da indiscernibilidade de idênticos. Citação, crença (e outras atitudes proposicionais) e opacidade referencial. Modalidades: análise do argumento dos planetas. Smullyan e a ambiguidade da conclusão do argumento dos planetas. A teoria das descrições definidas de Russell. O exemplo russelliano da curiosidade de Jorge IV (sobre Scott e a autoria de Waverley): uma ambiguidade semelhante à detectada por Smullyan. A réplica de Quine: a leitura da modalidade de re não é realmente inteligível. Quine e o exemplo de Ralph e os espiões. O exemplo do ciclista matemático. A distinção entre propriedades essenciais (necessárias) e acidentais (contingentes) em discussão. Saul Kripke e a necessidade da identidade. Aparentes contra-exemplos à necessidade da identidade, e sua explicação por Kripke.


Apresentações orais (6)

29 Maio 2017, 18:00 Ricardo Santos

Mundos possíveis: crítica à teoria realista extrema de Lewis. Um mistério como é que as propriedades modais de um objecto (e.g. x poderia ter sido F) resultam de propriedades actuais de uma contraparte sua noutro mundo causalmente inacessível. Uma alternativa: o realismo moderado. Os mundos possíveis como partes abstractas do mundo actual. Actualismo e possibilismo.

Apresentação oral de Guilherme Mestre sobre o argumento ontológico em defesa da existência de Deus.


Mundos possíveis (2)

25 Maio 2017, 18:00 Ricardo Santos

Diferentes sentidos de possibilidade: epistémica, legal, moral, natural, conceptual, metafísica. Análise de exemplos. (1) Exame da necessidade natural. O que são as leis da natureza? (i) A ideia de uma legislação divina não é suficiente para explicar o que são as leis da natureza. (ii) A teoria da regularidade. Quatro objecções. (iii) A teoria ‘universalista’ das leis: relações entre universais originam leis. Resposta às quatro objecções. Obscuridade da noção de necessitação. (2) Necessidades conceptuais e metafísicas são absolutas. Propriedades essenciais e propriedades acidentais das coisas. A noção de mundo possível e a postulação de um domínio de mundos possíveis. (3) Os mundos possíveis como entidades abstractas: estados de coisas possíveis máximos (Plantinga) ou conjuntos consistentes máximos de proposições. (4) O realismo modal extremo (David Lewis): mundos possíveis como universos concretos, paralelos, fisicamente inacessíveis, cada um com o seu espaço-tempo. O adjectivo ‘actual’ como expressão indexical, que refere o mundo em que é usada. Simetria entre mundos. Ausência de identidade transmundial. Teoria das contrapartes. A objecção da irrelevância.


Apresentações orais (5)

22 Maio 2017, 18:00 Ricardo Santos

Apresentação oral de Simeon de Brouwer sobre identidade pessoal e a teoria da ausência de ‘self’.

Apresentação oral de João Santos sobre a existência de Deus e a crítica do argumento ontológico modal.


Mundos possíveis (1)

18 Maio 2017, 18:00 Ricardo Santos

As noções modais: o necessário, o possível e o actual (ou efectivo). Distinções entre actualidade, ser presente e realidade. Exemplos de proposições (verdadeiras ou falsas) necessárias, possíveis e actuais. A interdefinibilidade do possível e do necessário. Algumas noções de lógica modal proposicional. Os operadores ð e à não são verofuncionais. As verdades necessárias concebidas como proposições verdadeiras em todos os mundos possíveis. Exemplos de relações de consequência entre proposições modalizadas.

Se não podemos observar (outras) possibilidades, serão elas reais? O cepticismo modal antigo dos megáricos: a identificação do possível com o actual. Consequências fatalistas. A crítica de Aristóteles ao actualismo radical dos megáricos, e a defesa da possibilidade (ou capacidade, ou poder). A definição do possível de Diodoro Crono como aquilo que é ou que irá ser. O cepticismo modal contemporâneo de Carnap – convencionalismo: as verdades necessárias como verdades analíticas (‘verdadeiras por definição’) –, e de Quine – a obscuridade do idioma modal.