Sumários
Apresentações orais (2)
24 Abril 2017, 18:00 • Ricardo Santos
Apresentação oral de João Miranda sobre a justificação da crença teísta.
Apresentação oral de António Pereira sobre a identidade pessoal e a perspectiva da mente incorporada.
Apresentações orais (1)
20 Abril 2017, 18:00 • Ricardo Santos
Apresentação oral de João Gouveia sobre a passagem do tempo.
Livre arbítrio (3)
10 Abril 2017, 18:00 • Ricardo Santos
Compatibilismo. i) Apresentação do primeiro tipo de compatibilismo, que quer preservar também a liberdade de fazer diversamente. ia) Antecedente histórico (Hobbes): s podia fazer que não P sse s faz que P sem coerções externas. Problema: exemplos do comprimido que faz ir ao ginásio e do agorafóbico. ib) Versão contemporânea (Smith): s podia fazer que não P sse há uma situação possível (onde o passado pode mudar nos aspectos extrínsecos a s mas fica o mesmo nos aspectos intrínsecos a s) onde s faz que não P. Problema: distinção entre aspectos intrínsecos e extrínsecos é pouco clara (exemplo do sujeito cujas decisões são determinadas de maneira intuitivamente não livre pelo estado do tempo meteorológico). ii) Apresentação do segundo tipo de compatibilismo, que recusa a liberdade de fazer diversamente (Frankfurt). iia) Exemplos onde necessidade de fazer algo e liberdade parecem compatíveis. iib) Noção de liberdade como correspondência entre decisões de 1ª ordem e desejos de 2ª ordem. Problema: os desejos de 2ª ordem e de ordem superior poderiam ter sido “impostos” ao sujeito de maneira tal que intuitivamente o sujeito não é livre (exemplo do agorafóbico de 2ª ordem).
Livre arbítrio (2)
6 Abril 2017, 18:00 • Ricardo Santos
Posições possíveis diante dos argumentos vistos: definições de incompatibilismo (“se o determinismo é verdadeiro, não há liberdade”) e compatibilismo (“o determinismo pode ser verdadeiro e ao mesmo tempo pode haver liberdade”). Distinção entre incompatibilismo não-libertário (“o determinismo é verdadeiro, não há liberdade”, vai ser refinada) e incompatibilismo libertário (“o determinismo não é verdadeiro, há liberdade”). Discussão do incompatibilismo não-libertário. Objecção 1: contradiz sistematicamente a introspecção. Objecção 2: muitas áreas do nosso pensamento (ex. moral e direito) parecem pressupor que haja acções livres. Discussão do incompatibilismo libertário. Objecção 1: conflito sempre possível com a ciência, e nem sequer é claro que a ciência actual postule indeterminismo onde se requereria para a liberdade. Objecção 2: o indeterminismo da física quântica simplesmente introduz eventos que acontecem por acaso, e não é claro que tal tipo de indeterminismo ajude a tornar possível a liberdade.
Livre arbítrio (1)
3 Abril 2017, 18:00 • Ricardo Santos
Definições de determinismo (numa direcção ou duas: todos os factos físicos num certo momento mais as leis da natureza implicam todos os factos físicos noutro momento). Relação entre determinismo e fatalismo: no primeiro caso usam-se princípios empíricos/contingentes (leis da natureza tão fortes que, dadas as condições iniciais, decidem qualquer questão física), no segundo caso usam-se só princípios conceptuais/necessários (leis da verdade). Apresentação intuitiva do problema que o determinismo põe para a liberdade. Refinamento do problema em duas versões. 1) Argumento da consequência (contra liberdade que requer a ausência de necessidade) e 2) argumento do robot (contra liberdade que requer que a origem da acção esteja no sujeito).