Sumários

Identidade pessoal (3)

23 Fevereiro 2017, 18:00 Ricardo Santos

Problema da identidade pessoal: a disputa entre neo-lockeanos e animalistas. A reacção dos animalistas ao caso do Transplante. O animal humano e o seu cérebro: um órgão especial? O estatuto do feto e do indivíduo em estado vegetativo. Análise do argumento do animal pensante. A perspectiva dos “dois pensadores” (o animal e a pessoa, no mesmo lugar): objecções e respostas. O revisionismo do pronome da primeira pessoa. A perspectiva da mente incorporada.


Identidade pessoal (2)

20 Fevereiro 2017, 18:00 Ricardo Santos

A perspectiva neo-lockeana sobre a identidade pessoal de Derek Parfit. Experiências de pensamento: Transplante, Teleportação e Divisão. O critério da identidade proposto por Parfit: continuidade psicológica, causas apropriadas, sem ramificação. Identidade pessoal, continuidade psicológica e “aquilo que importa”. Consequências para o começo e fim da existência de uma pessoa. A questão de saber o que somos (que tipo de ser). Animalismo: a tese de que uma pessoa é um animal humano. O argumento do animal pensante. Objecções ao animalismo: os casos da dicefalia e da cefalopagia.


Identidade pessoal (1)

16 Fevereiro 2017, 18:00 Ricardo Santos

O problema metafísico da identidade pessoal: o que faz as pessoas serem numericamente idênticas ao longo do tempo? A continuidade espácio-temporal. O caso do príncipe e do sapateiro (originalmente apresentado por John Locke). O critério da continuidade psicológica. O problema da duplicação (Bernard Williams). Duplicação de mentes e duplicação de corpos. Proposta de reformulação: a identidade pessoal como continuidade imbifurcante. Objecção. A solução radical de Derek Parfit: “a identidade pessoal não é o que mais importa”. Outra sugestão radical: poderia a identidade pessoal não ser identidade numérica?


Apresentações pessoais e da disciplina

13 Fevereiro 2017, 18:00 Ricardo Santos

Apresentações pessoais. Apresentação dos objectivos da disciplina, do programa de conteúdos, da bibliografia, da metodologia e dos elementos e regras de avaliação.

Os elementos de avaliação são os seguintes:

a) Aulas: assiduidade, pontualidade, preparação dos textos indicados, atitude de trabalho e participação na discussão das questões propostas (20%)

b) Uma apresentação oral na aula de um tema ou texto previamente combinado (20%)

c) Dois trabalhos escritos individuais: ensaios argumentativos de 3000 palavras cada sobre temas previamente combinados (30%+30%)