Sumários

Apresentações orais (4)

15 Maio 2017, 18:00 Ricardo Santos

Apresentação oral de Leonor Guedes sobre a teoria B do tempo e a possibilidade da mudança.


Universais (3)

11 Maio 2017, 18:00 Ricardo Santos

(i) Teses e problemas centrais do realismo metafísico a respeito dos universais. (1) O problema da localização dos universais. O realismo transcendente e o realismo imanente. (2) O problema da exemplificação dos universais. O realismo platónico e o realismo aristotélico. (3) O problema do modo de ser dos universais. O realismo necessitarista e o realismo contingentista. (ii) O realismo naturalista de David Armstrong. Universais e poderes causais. Dificuldades para a perspectiva de Armstrong. (iii) Uma alternativa: o nominalismo de classes de David Lewis. Objecções e réplicas.


Apresentações orais (3)

8 Maio 2017, 18:00 Ricardo Santos

Apresentação oral de Afonso Andrade sobre fatalismo.

Apresentação oral de Maria Gomes sobre identidade pessoal.


Universais (2)

4 Maio 2017, 18:00 Ricardo Santos

O paradoxo de Russell aplicado a propriedades (que leva à conclusão de que não existe a propriedade de não se auto-instanciar) levanta dúvidas generalizadas sobre a solidez dos argumentos habituais a favor da existência de universais. A tese nominalista de que só há particulares. Nominalismo eliminativista e nominalismos reducionistas. (i) O nominalismo de tropos. Caracterização dos tropos como propriedades particulares. Problemas para a explicação da semelhança entre tropos. (ii) O nominalismo de predicados. As palavras como tokens (inscrições, sons) e como tipos: o que faz “vermelho” e “vermelho” serem duas inscrições da mesma palavra? O défice explicativo do nominalismo de predicados: porque razão a palavra “vermelha” se aplica às coisas a que se aplica?


Universais (1)

27 Abril 2017, 18:00 Ricardo Santos

As noções de propriedade e de universal. Universais e particulares. Primeiros argumentos a favor da existência de universais: um sobre muitos; argumento modal; argumento da percepção; argumento do significado (de predicados e frases com estrutura sujeito-predicado). Razões para duvidar da existência de predicados: o problema da localização dos universais; percepção e auto-predicação dos universais; multiplicação infinita de relações de instanciação.