Sumários
Primeiro teste de avaliação
7 Março 2022, 09:30 • Joaquim Manuel Rodrigues dos Santos
Primeiro teste de avaliação. A classificação foi a seguinte:
Número |
1º Teste |
36932 |
NA |
148656 |
15,9 |
153546 |
NA |
154042 |
7,1 |
154281 |
NA |
154317 |
18,95 |
155588 |
NA |
155669 |
16,7 |
155682 |
14,35 |
156072 |
8,5 |
156 475 |
- |
157297 |
NA |
157833 |
14,9 |
157956 |
15,2 |
158072 |
13,05 |
158086 |
7,6 |
158168 |
15,8 |
158333 |
5,8 |
158365 |
8,95 |
158367 |
7,2 |
160138 |
11,7 |
160181 |
17,95 |
160182 |
17,65 |
160227 |
- |
160229 |
- |
160278 |
17,7 |
160789 |
5 |
160792 |
16,35 |
160794 |
14,1 |
160795 |
9,6 |
160796 |
12 |
160797 |
9,2 |
160798 |
13,8 |
160799 |
16,9 |
160800 |
8,75 |
160801 |
8,6 |
160802 |
9,3 |
160803 |
6,5 |
160804 |
6,6 |
160805 |
5,95 |
160807 |
8,5 |
160808 |
8,95 |
160810 |
5 |
160811 |
6,05 |
160812 |
5,7 |
160813 |
9 |
160814 |
15,65 |
160815 |
10,85 |
160816 |
6,95 |
160817 |
5,7 |
160819 |
8,75 |
160820 |
17,3 |
160821 |
8,65 |
160824 |
5 |
160825 |
19,6 |
160826 |
NA |
160827 |
11,85 |
160829 |
10,4 |
160930 |
11,65 |
161320 |
8,95 |
161382 |
7,5 |
161383 |
NA |
161385 |
5,1 |
161388 |
9,6 |
161506 |
NA |
199347 |
19,5 |
Pintura e escultura paleocristã
23 Fevereiro 2022, 09:30 • Joaquim Manuel Rodrigues dos Santos
A produção pictórica paleocristã: pintura mural, miniatura ou iluminura, e mosaico. As pinturas murais nas catacumbas de Roma: razões para o surgimento das catacumbas e os rituais funerários conotados com a vida no Além. A adopção da cruz e a evocação da cúpula celeste. Catacumbas de Priscila, dos Santos Marcelino e Pedro, de Calisto, de São Sebastião e de Comodila como paradigmas da pintura mural paleocristã. A passagem da mensagem escrita cristã do papiro para o pergaminho e o advento das iluminuras cristãs. O Códice Génesis, o Códice Sinopensis e o Códice Purpureo. O mosaico romano de tesselas pétreas e o mosaico paleocristão de tesselas de paste de vidro: a vibrância da cor e do brilho reflectindo a luz. A desmaterialização dos interiores das igrejas paleocristãs, a ilusão da irrealidade e os intuitos de catequização visual: mosaicos nas ábsides, nos arcos triunfais e nos clerestórios. A temática dos mosaicos paleocristãos: temas do Antigo Testamento, do Novo Testamento, os Quatro Evangelistas (tetramorfo) e os santos/bispos. A Igreja de Santa Constança em Roma, a Basílica de Aquileia, a Basílica de Santa Pudenciana em Roma, a Basílica de São Lourenço em Milão, a Basílica de Santa Maria Maior em Roma e a Basílica dos Santos Cosme e Damião em Roma. A evolução dos baixo-relevos paleocristãos na tumulária: representação numa faixa, representação em duas faixas, concepção arquitectónica com cenas isoladas em duas faixas, e concepção arquitectónica com nichos abrigando figuras isoladas. A tentativa de retoma da estética clássica como tentativa de humanizar a doutrina cristã e como intento de adoptar a simbologia imperial romana. A escultura em mármore: bustos civis como continuação da estética tardo-romana. As placas relevadas em marfim.
Génese da cultura visual cristã
21 Fevereiro 2022, 09:30 • Joaquim Manuel Rodrigues dos Santos
Iconoclastia versus iconofilia no Cristianismo inicial: as fundamentações teóricas. As imagens de Deus como Deus-Pai (Mão de Deus), e as imagens-signo (cruz, monograma de Cristo, peixe, cordeiro e pomba)) e metáforas visuais de Deus-Filho (Bom Pastor, Verdadeiro Filósofo). Os ícones como representação da mensagem cristã e o seu aparecimento (ícones de deuses pagãos, retratos civis e retratos imperiais). As imagens memorativas, de culto e votivas. As influências pagãs: vitórias/anjos, cupidos/putti, orantes, iconografia mariana, ascensão, pose em majestade ou entronizado.