Sumários

Primeiro teste de avaliação

7 Março 2022, 09:30 Joaquim Manuel Rodrigues dos Santos

Primeiro teste de avaliação. A classificação foi a seguinte:


Número

1º  Teste

36932

NA

148656

15,9

153546

NA

154042

7,1

154281

NA

154317

18,95

155588

NA

155669

16,7

155682

14,35

156072

8,5

156 475

-

157297

NA

157833

14,9

157956

15,2

158072

13,05

158086

7,6

158168

15,8

158333

5,8

158365

8,95

158367

7,2

160138

11,7

160181

17,95

160182

17,65

160227

-

160229

-

160278

17,7

160789

5

160792

16,35

160794

14,1

160795

9,6

160796

12

160797

9,2

160798

13,8

160799

16,9

160800

8,75

160801

8,6

160802

9,3

160803

6,5

160804

6,6

160805

5,95

160807

8,5

160808

8,95

160810

5

160811

6,05

160812

5,7

160813

9

160814

15,65

160815

10,85

160816

6,95

160817

5,7

160819

8,75

160820

17,3

160821

8,65

160824

5

160825

19,6

160826

NA

160827

11,85

160829

10,4

160930

11,65

161320

8,95

161382

7,5

161383

NA

161385

5,1

161388

9,6

161506

NA

199347

19,5


Pausa de Carnaval

2 Março 2022, 09:30 Joaquim Manuel Rodrigues dos Santos

Pausa de Carnaval


Pausa de Carnaval

28 Fevereiro 2022, 09:30 Joaquim Manuel Rodrigues dos Santos

Pausa de Carnaval


Pintura e escultura paleocristã

23 Fevereiro 2022, 09:30 Joaquim Manuel Rodrigues dos Santos

A produção pictórica paleocristã: pintura mural, miniatura ou iluminura, e mosaico. As pinturas murais nas catacumbas de Roma: razões para o surgimento das catacumbas e os rituais funerários conotados com a vida no Além. A adopção da cruz e a evocação da cúpula celeste. Catacumbas de Priscila, dos Santos Marcelino e Pedro, de Calisto, de São Sebastião e de Comodila como paradigmas da pintura mural paleocristã. A passagem da mensagem escrita cristã do papiro para o pergaminho e o advento das iluminuras cristãs. O Códice Génesis, o Códice Sinopensis e o Códice Purpureo. O mosaico romano de tesselas pétreas e o mosaico paleocristão de tesselas de paste de vidro: a vibrância da cor e do brilho reflectindo a luz. A desmaterialização dos interiores das igrejas paleocristãs, a ilusão da irrealidade e os intuitos de catequização visual: mosaicos nas ábsides, nos arcos triunfais e nos clerestórios. A temática dos mosaicos paleocristãos: temas do Antigo Testamento, do Novo Testamento, os Quatro Evangelistas (tetramorfo) e os santos/bispos. A Igreja de Santa Constança em Roma, a Basílica de Aquileia, a Basílica de Santa Pudenciana em Roma, a Basílica de São Lourenço em Milão, a Basílica de Santa Maria Maior em Roma e a Basílica dos Santos Cosme e Damião em Roma. A evolução dos baixo-relevos paleocristãos na tumulária: representação numa faixa, representação em duas faixas, concepção arquitectónica  com cenas isoladas em duas faixas, e concepção arquitectónica com nichos abrigando figuras isoladas. A tentativa de retoma da estética clássica como tentativa de humanizar a doutrina cristã e como intento de adoptar a simbologia imperial romana. A escultura em mármore: bustos civis como continuação da estética tardo-romana. As placas relevadas em marfim.


Génese da cultura visual cristã

21 Fevereiro 2022, 09:30 Joaquim Manuel Rodrigues dos Santos

Iconoclastia versus iconofilia no Cristianismo inicial: as fundamentações teóricas. As imagens de Deus como Deus-Pai (Mão de Deus), e as imagens-signo (cruz, monograma de Cristo, peixe, cordeiro e pomba)) e metáforas visuais de Deus-Filho (Bom Pastor, Verdadeiro Filósofo). Os ícones como representação da mensagem cristã e o seu aparecimento (ícones de deuses pagãos, retratos civis e retratos imperiais). As imagens memorativas, de culto e votivas. As influências pagãs: vitórias/anjos, cupidos/putti, orantes, iconografia mariana, ascensão, pose em majestade ou entronizado.