Sumários
Exercício Escrito
14 Dezembro 2016, 10:00 • Pedro Lapa
Realização de um exercício escrito sobre alguns aspetos do programa.
O Expressionismo Abstrato e a pintura Color Field
12 Dezembro 2016, 10:00 • Pedro Lapa
O primado da cor saturada e a cor como valor espacial. A escala da pintura e o papel do rectilinear.
Análise do artigo de Clement Greenberg "After Abstract Expressionism".
Bibliografia: "1951" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012
Charles Harrison, "O Expressionismo Abstrato" in Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1992
O Expressionismo Abstrato
7 Dezembro 2016, 10:00 • Pedro Lapa
A situação das vanguardas durante a Segunda Guerra Mundial. André Breton e a renovação do Surrealismo em Nova York.
O automatismo interpretado pelos jovens artistas norte-americanos.
O automatismo, o gestual e o autográfico. A pintura de Jackson Pollock e a noção do all over.
Bibliografia:
Charles Harrison, "Expressionismo Abstrato" in Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1992
O surrealismo
5 Dezembro 2016, 10:00 • Pedro Lapa
A emergência do Surrealismo em Paris: os Manifestos de 1924 e a Révolution Surréaliste. As teorizações de André Breton e a procura do maravilhoso.
O automatismo psíquico e a procura de uma linguagem próxima do inconsciente freudiano.
O acaso objetivo e a sua relação com a diversidade das práticas surrealistas. A pintura de André Masson, Max Ernest, Joan Miró. As técnicas da frottage e sobrepintura. A permutabilidade entre signo visual e escrito em Miró. A fotografia de Man Ray: os rayogramas, as sobreposições, as solarizações. O estranho inquietante em René Magritte. O método paranoico-crítico de Dalí.
Duchamp e os processos indexativos
30 Novembro 2016, 10:00 • Pedro Lapa
O acaso e o índice. A recorrência indexativa do trabalho de Duchamp e sua relação com o acontecer e a convenção dos códigos.
O movimento Dada em Berlim e a fotomontagem.
Bibliografia: