Sumários

Exercício Escrito

14 Dezembro 2016, 10:00 Pedro Lapa

Realização de um exercício escrito sobre alguns aspetos do programa.


O Expressionismo Abstrato e a pintura Color Field

12 Dezembro 2016, 10:00 Pedro Lapa


O gesto autográfico em Willem de Kooning, Robert Motherwell e Franz Kline.
Os desenvolvimentos da pintura de Clyfford Still, Mark Rothko e Barnett Newman.
O primado da cor saturada e a cor como valor espacial. A escala da pintura e o papel do rectilinear. 
Análise do artigo de Clement Greenberg "After Abstract Expressionism".

Bibliografia: "1951" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012
                     Charles Harrison, "O Expressionismo Abstrato" in Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1992


O Expressionismo Abstrato

7 Dezembro 2016, 10:00 Pedro Lapa

A situação das vanguardas durante a Segunda Guerra Mundial. André Breton e a renovação do Surrealismo em Nova York.
O automatismo interpretado pelos jovens artistas norte-americanos.
O automatismo, o gestual e o autográfico. A pintura de Jackson Pollock e a noção do all over.


Bibliografia:  

"1942a", "1947b", "1949" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012
 Charles Harrison, "Expressionismo Abstrato" in Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1992


O surrealismo

5 Dezembro 2016, 10:00 Pedro Lapa

A emergência do Surrealismo em Paris: os Manifestos de 1924 e a Révolution Surréaliste. As teorizações de André Breton e a procura do maravilhoso. 
O automatismo psíquico e a procura de uma linguagem próxima do inconsciente freudiano. 
O acaso objetivo e a sua relação com a diversidade das práticas surrealistas. A pintura de André Masson, Max Ernest, Joan Miró. As técnicas da frottage e sobrepintura. A permutabilidade entre signo visual e escrito em Miró. A fotografia de Man Ray: os rayogramas, as sobreposições, as solarizações. O estranho inquietante em René Magritte. O método paranoico-crítico de Dalí.

Bibliografia: 
"1924" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012                      
Dawn Ades, "Dada e o Surrealismo" in Nikos Stangos ed. — Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991


Duchamp e os processos indexativos

30 Novembro 2016, 10:00 Pedro Lapa

O acaso e o índice. A recorrência indexativa do trabalho de Duchamp e sua relação com o acontecer e a convenção dos códigos.

Análise do Large Glass e suas relações com a pintura anterior de Duchamp. Uma alegoria da mecânica do erotismo.
O movimento Dada em Berlim e a fotomontagem.

Bibliografia: 
"1916a", "1918", "1920" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012.