Sumários
O cubismo cezanneano e o cubismo analítico
24 Outubro 2016, 10:00 • Pedro Lapa
O desenvolvimento da pintura de Picasso e Braque entre 1908 e 1910. O cubismo cezanneano: a dissolução da relação figura - fundo em Braque e o tratamento dos volumes em Picasso.
A emergência do cubismo analítico. A grisaille, a fragmentação e a grelha como processos da conquista do espaço bidimensional da pintura. A tese de Kanweiller sobre o cubismo analítico.
Bibliografia:
John Golding, "Cubismo" in Conceitos da Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991
"1911" in Art Since 1900". London: Thames & Hudson, 2012Arte Moderna e "Primitivismo". As Demoiselles d'Avignon de Picasso.
19 Outubro 2016, 10:00 • Pedro Lapa
A relação entre a arte moderna e a arte de outras culturas. Os seus antecedentes e a afinidades plausíveis.
A descoberta da arte africana e suas consequências na pintura de Picasso.
A máscara e o retrato.
As Demoiselles d'Avignon uma pintura de viragem e anúncio do cubismo.
Bibliografia: Charles Harrison, Francis Frascina, Gill Perry — Primitivism, Cubism, Abstraction, The Early Twentieth Century. New Haven, London: Yale University Press, 1993.
"1907" in Hal Foster et al., Art since 1900. London: Thames & Hudson, 2012
A pintura de Picasso no início do século XX
17 Outubro 2016, 10:00 • Pedro Lapa
O período azul e o período rosa de Picasso. O retrato de Gertrude Stein e a emergência da máscara.
O pós-impressionismo.
12 Outubro 2016, 10:00 • Pedro Lapa
Continuação da análise da pintura de Cézanne. A pincelada como sensação, a passagem e a organização do espaço tridimensional no plano pictórico.
O pós-impressionismo. Cézanne.
10 Outubro 2016, 10:00 • Pedro Lapa
Cézanne e a reconstrução do espaço pictórico. A forma e a cor.