Sumários

As teorias da cor no século XIX. Monet e a diluição da forma

5 Outubro 2016, 10:00 Pedro Lapa

A teoria da cor no século XIX. Alguns conceitos base: mistura aditiva e mistura subtrativa; as cores primárias e os contrastes complementares. A interpretação dos artistas impressionistas. 

Monet e a diluição da forma, o primado da cor e do seu envolvimento.


Teorias da cor e o impressionismo

3 Outubro 2016, 10:00 Pedro Lapa

As teorias da cor no século XIX e as suas repercussões na pintura impressionista. A cor como pigmento e como luz. A mistura aditiva e subtrativa. Os contrastes complementares.

Monet e a dissociação cromática da luz. A perceção e a diluição do desenho. O informal e a cor nas Nympheas. 


O Impressionismo em 1874

28 Setembro 2016, 10:00 Pedro Lapa

A emergência da pintura impressionista em 1874. O desafio da fotografia e a recondução da pintura aos seus meios específicos. A pintura de ar-livre naturalista e a especificidade impressionista.
A pintura como captação da fugacidade do instante. A fragmentação da cor e o primado da pincelada. O envolvimento atmosférico. 


Manet e a construção da pintura moderna

26 Setembro 2016, 10:00 Pedro Lapa

Análise da pintura de Manet. L'Olympie em 1863. Realismo e pintura moderna. O primado da mancha pictórica e a rutura com a espacialidade naturalista da renascença. A pintura da vida moderna. A suspensão narrativa.


O moderno, a modernidade e o modernismo. uma introdução a Manet

21 Setembro 2016, 10:00 Pedro Lapa

As diferenças entre moderno, modernidade e modernismo.

Introdução a Manet. O "Déjeuner sur l'herbe", análise das características da pintura moderna e sua relação com a modernidade.