Sumários
A abstração. Kandinsky e o Blaue Reitter
9 Novembro 2016, 10:00 • Pedro Lapa
A Abstração enquanto fenómeno generalizado na pintura europeia da segunda década do século XX.
Os diversos posicionamentos relativamente à abstração e ao seu entendimento. A dicotomia materialismo/ idealismo nos diferentes entendimentos da abstração. A reclamação da especificidade disciplinar e sua relação com a abstração.
A herança simbolista em Kandinsky. A relação entre as vanguardas e a arte folclórica. A descoberta da abstração.
O movimento expressionista de Munique "Der Blaue Reitter"
O papel da "necessidade interior" como fundamento da expressão artística. O valor da expressão espontânea e a construção de uma gramática de formas. A relação entre a empatia e a abstração.
A escultura modernista de Constantin Brancusi
7 Novembro 2016, 10:00 • Pedro Lapa
Brancusi e a tradição rodineana.
O futurismo
2 Novembro 2016, 10:00 • Pedro Lapa
A emergência do Futurismo. A valorização da tecnologia, da velocidade, da cinestesia e da sinestesia. A assimilação parcial do cubismo e a relação com as novas tecnologias da imagem. A condenação do passado.
A relação entre a cultura erudita e a popular. As construção das estratégias características das vanguardas: o choque, a propaganda e a radicalização da diferença.
Bibliografia:
O cubismo sintético
31 Outubro 2016, 10:00 • Pedro Lapa
A revolução semiótica do cubismo sintético. A opacidade do signo e sua oposição à verosimilhança do ícone. A significação enquanto sistema de diferenças. A colagem como uma nova linguagem visual.
As consequências no entendimento da pintura enquanto representação.
O neoclassicismo de Picasso: revisitação da história a partir dos novos dados do cubismo.
Bibliografia:
Francis Frascina, " Realism and Ideology: an introduction to semiotics and cubism" in Primitivism, Cubism, Abstraction. Yale: The Open University, 1993
Alguns conceitos da semiótica. O cubismo sintético.
26 Outubro 2016, 10:00 • Pedro Lapa
Alguns conceitos da semiótica de C. S. Pierce e de F. Saussure. O signo e a sua relação com o referente. A tripartição dos signos em Pierce: símbolo, ícone e índice.
A colagem na pintura e desenho cubista do período sintético. A arbitrariedade do signo.
Bibliografia: