Sumários

A abstração. Kandinsky e o Blaue Reitter

9 Novembro 2016, 10:00 Pedro Lapa

A Abstração enquanto fenómeno generalizado na pintura europeia da segunda década do século XX. 

Os diversos posicionamentos relativamente à abstração e ao seu entendimento. A dicotomia materialismo/ idealismo nos diferentes entendimentos da abstração. A reclamação da especificidade disciplinar e sua relação com a abstração.

A herança simbolista em Kandinsky. A relação entre as vanguardas e a arte folclórica. A descoberta da abstração. 
O movimento expressionista de Munique "Der Blaue Reitter" 
O papel da "necessidade interior" como fundamento da expressão artística. O valor da expressão espontânea e a construção de uma gramática de formas. A relação entre a empatia e a abstração.

Bibliografia: 
"1908" e "1913" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012.                      
Norbert Lynton "Expressionismo" in Nikos Stangos (ed.) Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991.Bibliografia:            


A escultura modernista de Constantin Brancusi

7 Novembro 2016, 10:00 Pedro Lapa

Brancusi e a tradição rodineana.

A talha direta na pedra e na madeira e o primado da síntese. A relação com a escultura de outras culturas.
Uma dialética entre o objeto único e a produção industrial. A posição do objeto na convenção escultórica.


Bibliografia:
 1927b in Art since 1900. Londres: Thames & Hudson, 2012 


O futurismo

2 Novembro 2016, 10:00 Pedro Lapa

A emergência do Futurismo. A valorização da tecnologia, da velocidade, da cinestesia e da sinestesia. A assimilação parcial do cubismo e a relação com as novas tecnologias da imagem. A condenação do passado. 
A relação entre a cultura erudita e a popular. As construção das estratégias características das vanguardas: o choque, a propaganda e a radicalização da diferença.


Bibliografia: 
Norbert Lynton "Futurismo" in Nikos Stangos (ed. ) Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991.                     
"1909" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012


O cubismo sintético

31 Outubro 2016, 10:00 Pedro Lapa

A revolução semiótica do cubismo sintético. A opacidade do signo e sua oposição à verosimilhança do ícone. A significação enquanto sistema de diferenças. A colagem como uma nova linguagem visual. 
As consequências no entendimento da pintura enquanto representação. 

O neoclassicismo de Picasso: revisitação da história a partir dos novos dados do cubismo.



Bibliografia: 
John Golding, "Cubismo" in Nikos Stangos, Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991.                    
"1912" in Hal Foster et al, Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012 
 Francis Frascina, " Realism and Ideology: an introduction to semiotics and cubism" in Primitivism, Cubism, Abstraction. Yale: The Open University, 1993


Alguns conceitos da semiótica. O cubismo sintético.

26 Outubro 2016, 10:00 Pedro Lapa

Alguns conceitos da semiótica de C. S. Pierce e de F. Saussure. O signo e a sua relação com o referente. A tripartição dos signos em Pierce: símbolo, ícone e índice. 
A colagem na pintura e desenho cubista do período sintético. A arbitrariedade do signo.


Bibliografia: 
John Golding, "Cubismo" in Conceitos da Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991.                                         
"1913" in Art Since 1900". London: Thames & Hudson, 2012.