Sumários
Marcel Duchamp e o readymade
28 Novembro 2016, 10:00 • Pedro Lapa
O dadaísmo e a crítica à instituição autónoma da arte. A relação arte vida.
O caso específico de Marcel Duchamp: primeiros desenvolvimentos da sua pintura em torno das vanguardas emergentes. O valor do simbolismo como arte da ideia.
A participação no movimento cubista e as suas divergências.
A invenção de uma pintura diagramática.
O readymade e o episódio de apresentação de Fountain na Exposição da American Society of Independent Artists, em 1917. As implicações ontológicas, epistemológicas e institucionais do readymade.
O movimento De Sttjl. Mondrian e o Neoplasticismo
21 Novembro 2016, 10:00 • Pedro Lapa
Mondrian e a destruição da dicotomia forma vs fundo e as suas diversas tentativas.
Mondrian e o movimento De Stjil. As suas divergências com a fusão das artes.
A invenção do neoplasticismo. O retorno à noção de composição e consequentemente de assimetria e a exclusão da prevalência do particular sobre o geral. A interrogação da dicotomia linha vs plano. A superação do fundo pela síntese da linha com o plano nas pinturas finais.
Bibliografia:
"1917" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012.
"De Stjil" in Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991"1944" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012
Malevitch e o Suprematismo. A pintura inicial de Mondrian.
16 Novembro 2016, 10:00 • Pedro Lapa
A invenção do Suprematismo: a exposição 0.10 de 1915, em Petrogrado, e o quadrado preto como o "grau zero" da pintura.
A intuição geométrica da pintura suprematista e a cor não composicional. O branco como espacialidade pura e infinita da pintura.
Bibliografia:
"1917" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012.
O Simultaneísmo em França e o Cubofuturismo na Rússia.
14 Novembro 2016, 10:00 • Pedro Lapa
O Simultaneísmo /Orfismo. A dissolução da pintura na visualidade pura. Os antecedentes cubistas e futuristas. As primeiras experiências abstratas de Robert Delaunay.
As primeira vanguardas na Rúusia no século xx. A pintura neoprimitivista de Malevitch. A influência do futurismo e a fase cubofuturista.
O alogismo como consequência do cubismo sintético.
Bibliografia: