Sumários

Marcel Duchamp e o readymade

28 Novembro 2016, 10:00 Pedro Lapa

O dadaísmo e a crítica à instituição autónoma da arte. A relação arte vida. 
O caso específico de Marcel Duchamp: primeiros desenvolvimentos da sua pintura em torno das vanguardas emergentes. O valor do simbolismo como arte da ideia. 
A participação no movimento cubista e as suas divergências. 
A invenção de uma pintura diagramática. 
O readymade e o episódio de apresentação de Fountain na Exposição da American Society of Independent Artists, em 1917. As implicações ontológicas, epistemológicas e institucionais do readymade.

Bibliografia:
"1914", in Art since 1900. London: Thames & Hudson, 2012


Aula não lecionada

23 Novembro 2016, 10:00 Pedro Lapa

Aula não lecionada


O movimento De Sttjl. Mondrian e o Neoplasticismo

21 Novembro 2016, 10:00 Pedro Lapa

Mondrian e a destruição da dicotomia forma vs fundo e as suas diversas tentativas.
Mondrian e o movimento De Stjil. As suas divergências com a fusão das artes. 

A invenção do neoplasticismo. O retorno à noção de composição e consequentemente de assimetria e a exclusão da prevalência do particular sobre o geral. A interrogação da dicotomia linha vs plano. A superação do fundo pela síntese da linha com o plano nas pinturas finais.



Bibliografia: 

"1917" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012.

 "De Stjil" in Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991 
 "1944" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012


Malevitch e o Suprematismo. A pintura inicial de Mondrian.

16 Novembro 2016, 10:00 Pedro Lapa

A invenção do Suprematismo: a exposição 0.10 de 1915, em Petrogrado, e o quadrado preto como o "grau zero" da pintura. 
A intuição geométrica da pintura suprematista e a cor não composicional. O branco como espacialidade pura e infinita da pintura.

O trajeto inicial de Mondrian, do simbolismo para o cubismo analítico. A redefinição do cubismo e da grelha ortogonal como sistemas abstratizantes. A relação primordial e a procura de uma pintura da visualidade pura. 



Bibliografia: 
"1915" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012                     
 Aaron Scharf, "Suprematismo" in Conceitos de Arte Moderna, Nikos Stangos ed.. São Paulo: Zahar, 1991

 "1917" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012.

     


O Simultaneísmo em França e o Cubofuturismo na Rússia.

14 Novembro 2016, 10:00 Pedro Lapa

O Simultaneísmo /Orfismo. A dissolução da pintura na visualidade pura. Os antecedentes cubistas e futuristas. As primeiras experiências abstratas de Robert Delaunay. 

As primeira vanguardas na Rúusia no século xx. A pintura neoprimitivista de Malevitch. A influência do futurismo e a fase cubofuturista. 
O alogismo como consequência do cubismo sintético. 


Bibliografia: 
Virginia Spate, "Orfismo" in Nikos Stangos (ed. ), Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991                    
"1913" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012.
"1915" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2012                      
Aaron Scharf, "Suprematismo" in Conceitos de Arte Moderna, Nikos Stangos ed.. São Paulo: Zahar, 1991