Sumários
O carácter do género”, da obra Antropologia numa abordagem pragmática, de Kant.
10 Março 2020, 10:00 • Adriana Veríssimo Serrão
10 de Março (aula leccionada)
Estudo do capítulo “O carácter do género”, da obra Antropologia numa abordagem pragmática, de Kant. pp. 380-383.
1.É possível indicar um carácter (uma característica) distintiva do género humano?
(questão que continua a do Prefácio: Se é possível observar o Homem?, bem como a distinção entre antropologia fisiológica e antropologia pragmática).
Qual o método proposto por Kant?
2. Um ser perfectível: de animal rationabile a animal rationale.
O plano da natureza.
A História humana: da discórdia à concórdia. As três disposições.
Caros Alunos
Estarei, salvo ordem em contrário, nos dias e horas de aulas, disponível para atendimento.
Peço-vos que estejais atentos ao Fénix, onde deixarei mensagens e um plano para continuar o estudo da matéria da cadeira.
Para a aula de 12 de Março
1.Leitura e continuação do estudo do capítulo “O carácter do género”, da obra Antropologia numa abordagem pragmática, de Kant. pp. 380-383. (texto já distribuído)
2.Caracterizar as três disposições humanas.
3. Fazer uma comparação deste texto com o estado de natureza em Hobbes e Rousseau.
As duas “revoluções” e a instituição da desigualdade.
5 Março 2020, 10:00 • Adriana Veríssimo Serrão
1.Estado de natureza e natureza humana
Originário, adquirido e desfigurado
Tempo, história e transformação
2. Perfectibilidade e condição de “agente livre”
3. As duas “revoluções” e a instituição da desigualdade.
a) sedentarismo e fixação de famílias.
b) a metalurgia e as técnicas.
4. Degeneração moral: - a noção de propriedade; a lei do mais forte;
- o egoísmo “Eu”, e “meu”; do ser ao parecer.
Jean‑Jacques Rousseau, Discours sur l'origine et les fondements de l'inégalité parmi les hommes, / Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens (1755). Prefácio, Primeiro Ensaio.
3 Março 2020, 10:00 • Adriana Veríssimo Serrão
Jean‑Jacques Rousseau, Discours sur l'origine et les fondements de l'inégalité parmi les hommes, / Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens (1755). Prefácio, Primeiro Ensaio.
Análise do Prefácio
O mais importante dos conhecimentos: “conhece-te a ti mesmo” (Sócrates…
Tempo e desfiguração. Distinção de originário e artificial.
A hipótese de um “estado de natureza”.
Humanidade, estado de natureza, naturalidade: a constituição da alma humana; dois princípios anteriores à razão: autoconservação e compaixão.
O homem como ser sensível e os direitos dos animais.
Análise do Discurso
Dois tipos de desigualdade: física e moral.
Thomas Hobbes, Leviatã (1651), Análise do capítulo XIII
27 Fevereiro 2020, 10:00 • Adriana Veríssimo Serrão
Thomas Hobbes, Leviatã (1651), Análise do capítulo XIII (Da condição natural da humanidade relativamente à sua felicidade e miséria”)
“A igualdade dos homens por natureza. Da igualdade provém a desconfiança. Da desconfiança a guerra.
A concepção antropológica: o homem como ser de paixões e desejos.
A insociabilidade originária e o conflito latente.
Análise e interpretação do filme O Enigma de Kaspar Hauser, de Werner Herzog
20 Fevereiro 2020, 10:00 • Adriana Veríssimo Serrão
Análise e interpretação do filme O Enigma de Kaspar Hauser, de Werner Herzog
Paul Anselm Feuerbach, relatório sobre Kaspar..
1. Caracterização do “estado de natureza” (para completar)
2. O reconhecimento
O olhar do outro
- surpresa: um forasteiro, inusitado, viajante…,
- estábulo: não é igual aos outros, “entre”.., identificação… sujeito a exame da anatomia … objectos pessoais …
- família…
- troçar do que é diferente… /reacção de susto..
- exibição de anomalias, enigma… espectáculo, curiosidade… feira de fenómenos..
- fuga, volta a um espaço conhecido..
- acolhimento casa Dr. Daumer. Olha-o como ser humano, aspectos da socialização… liberdade…
- conde inglês: superioridade / inferioridade de estatuto.. novidade do exótico---
- autópsia.. (explicação…exame do corpo, alteração do cerebelo..
- burocrata: resolver o enigma num relatório…
Olhar sobre si mesmo através do olhar dos outros
Consciência de si , das limitações, implica comparação;
Limites…
Identidade pessoal: Eu / percepção do espaço e do nosso corpo /de nós/ no espaço;
“Eu” através do outro: integração/ Estranheza.. /
3. A transição: o processo educativo. (para completar)
4. O “resultado”: o ponto de chegada … (para completar)