Sumários

O melodrama chinês: o "cinema de esquerda" dos anos 30

14 Novembro 2017, 10:00 Fernando Guerreiro

O melodrama chinês : dois momentos.
1. O problema histórico e estético da nomeação (em chinês) do cinema: "yingxi" (jogo de sombras) ou "dianiying" (sombras eléctricas).
2. o cinema dos anos 30 (1ª Idade de Ouro):  o melodrama social, de "esquerda": 2.1. a questão do "melodrama": modo asiático ?; 2.2. Cinema de "esquerda": sentimental, social, nacional(ista); mais "harmonização" (neo-conffucionismo) de que "conflito" (efeito de "bright tail": "final feliz"); 2.3. Cinema da "mulher": fcaracterizada pelo "sofrimento"= figura da China; duas figuras: a "nova  mulher" (valoração ética) e a" mulher moderna"  (mais superficial); como "sintoma"  da crise social; a figura da "actriz": exposição pública do privado - o "drama" de Ruan  LingYi .
* projecção da CM de Zhang Yimou para "Cada um o seu cinema" e de um clip (de "found footage") de Wong Kar Wai
Bibliografia: artº de Catherine Woo  na pasta da cadeira


Exercício escrito

9 Novembro 2017, 10:00 Fernando Guerreiro

Exercício escrito


R. Bresson, "L'Argent" (2)

7 Novembro 2017, 10:00 Fernando Guerreiro

3.4, a segunda parte do filme - o encontro com a "Senhora grisalha": i) um pacto entre os dois, em dois momentos: o perdão da senhora e a libertação pelo crime; ii) o encontro como excepção (vs) cadeia mecânica dos signos (circulação do dinheiro); carácter gratuito do dom (vs) carácter interessado das trocas; iii) intransitividade do sacrifício e do crime como actos excessivos, desligados (ab-solutos) que não articulam/ simbolizam; 3.5. aceitação, não redenção - os dois finais: i) o aglomerado de pessoas (a "indiferença", Bresson); ii) o ecrã negro sem a palavra Fim: não conclusão e/ou abertura?

* projecção (comentada) de um dvd do filme


Robert Bresson um cinema económico (2)

2 Novembro 2017, 10:00 Fernando Guerreiro

"Pickpocket" (1958) (conc.)

3.6. A questão da "graça" (Simone Weil): o problema do final, "conversão" ou não?; transcendência ou imanência?

"L'Argent" (1983)

1. do ciclo de Dostoiewsky. com a introdução da cor, ao "mal estar" da juventude; a escolha de Tolstoi: "O Falso Cupção";

2. L'Argent": 2.1. o discurso político - dois momentos: Lucien no tribunal; monólogo do companheiro de cela de Yvon; 2.2. a "nota falsa" de 500Fr, com a efígie de Pascal, como signo: circulação do dinheiro e cadeia do discurso= mecanismo da narração.

* projecção de um dvd de "Pickpocket" e do trailler de "L'Argent"

Bibliografia: entrevista de R. Bresson e um texto de Shigeihiko Hasumi sobre "L'Argent" na pasta da cadeira (reprografia verde)


Robert Bresson, "Pickpocket" (1958)

31 Outubro 2017, 10:00 Fernando Guerreiro

Robert Bresson: um modelo de cinema pobre/ económico, de meios e estética reduzidos.
1. uma concepção própria de cinema:  não o "teatro fotografado" (o cinema como "mise en scène"= representação e espectáculo) mas o Cinematógrafo: bbidimensionalidade (e não ilusão 3D) da imagem; desdramatização, simplificação e "prise" directa  sobre o real; primitivismo técnico e formal.. Criar e não reproduzi r( "Notes sur le cinématographe", 1975).
2."Pickpoccket" : o "ciclo da prisão" dos anos 50: 2.1. a questionação da Lei (relação com "Crime e Castigo" de  Dostoiewsky); 2.2. ausência de determinação social, emocional e psicclógica de Michell; 232. Michel como personagem em trânsito/ suspenso; 2.4. como "Ecce Homo"= Ícone (P. Schrader); 2.5. a questão da Imagem: relacional e não auto-suficiente (fechada sobre si, absoluta); 2.6. a Montagem como "mise en ordre" ("coloccazione") e "encontro" ("acaso feliz"/"objectivo" surrealista); 276. o Sujeito como "modelo" e não "actor": mais "ser" do que "parecer" (representação); descaracterizar/ desteatralizar para chegar a um proceder= automatismo (original) como acontecer do real.
* projecção de uma sequência de "Sparrow" de Johnnie To e do final de "American Gigolo" de Paul Schrader.
Bibliiografia: texto de Susan Sontag na pasta da cadeira